domingo, 26 de janeiro de 2025

Daniel Almeida, autor de "Apóstolos do meu amor - A mensagem missionária de Medjugorje -", em entrevista

  Nem todos os projectos literários são ficção, biografia, ensaios... muitos são simplesmente uma grande vontade de partilhar experiências marcantes; mensagens transformadoras; reflexões. Foi o caso de Daniel Almeida que sentiu necessidade de partilhar com outros as suas vivências nas peregrinações feitas a Medjugorje, transmitindo as mensagens e reflexões sobre as aparições marianas ocorridas no local.
Mas ninguém melhor do que o autor, de 41 anos, para explicar as suas motivações e o que o leitor pode encontrar no livro...
Daniel Almeida por voz própria e na primeira pessoa: 

  Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?

Comecei a escrever pouco tempo depois da minha última peregrinação a Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina. Foi em Agosto de 2024. Desde 2016, tenho ido lá practicamente todos os anos. Sobretudo, ao Mladifest, que é o maior Festival católico de jovens da Europa. É um festival incrível! Senti que tinha de divulgar umas mensagens muito específicas da Rainha da Paz. Comecei a desenhar, a usar as fotos que tinha das peregrinações como fundo… e depois a escrever sobre o assunto. A “coisa” começou a ter forma e daí optei por escrever o livro. Essas mensagens, já as tinha em mente, há cerca de um ano antes de iniciar o processo de escrita.

   Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?

            Não tem ocupado.

  Sempre sonhou publicar um livro?

Não necessariamente.

  Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o seu livro nas mãos?

É uma boa sensação. Parece que fica sempre algo por dizer. Quanto à estrutura, a ideia original não está totalmente espelhada no resultado final. Penso que por um lado é normal porque o processo vai se adaptando à realidade. No entanto, a mensagem está lá. O propósito foi cumprido e espero que o leitor faça a experiência proposta no livro, de livre e espontânea vontade, tal como se tivesse ido a Medjugorje. Pelo menos, entender o que realmente lá se vive, e o porquê desse lugar ser muito especial, na transformação de milhões de pessoas desde 1981.

  Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?

Sim. Também sobre uma temática específica de mensagens de Medjugorje.
Penso talvez fazer uma segunda edição do livro “Apóstolos do meu amor” com um novo capítulo no qual se pode enquadrar muito bem. Vai depender da recepção e da apreciação do livro pelos leitores.

   Fale-nos um pouco sobre o seu livro.

É um livro sobre o nosso tempo e os últimos. Sobre onde está a ocorrer a maior transformação da Humanidade e como fazer parte dela.
Nossa Senhora Rainha da Paz, usou durante cerca de 10 anos, a expressão “apóstolos do meu amor” e traduzo o significado profundo e urgente dessa denominação. Traço um perfil de “apóstolo de amor” segundo as mensagens e faço um paralelismo sobre os “apóstolos dos últimos tempos” profetizados por São Luís Maria Grignion de Montfort.
É o apelo de uma Mãe aos seus filhos para serem apóstolos de amor no nosso tempo em que o Amor, a Fé, a Paz e a Verdade são imprescindíveis para a missão. A mensagem traz muita paz e sentido para a vida.

   Existe alguma parte do livro, em particular, que goste mais. Porquê?

         As mensagens da Rainha da Paz. São uma doçura. Aproveita-se cada palavra. Dá para ler e reler vezes sem conta, meditar… São mensagens que mexem comigo, que interpelam, que ajudam a viver estes tempos e a encontrar o bem mais precioso que é a Paz no coração, a paz de Deus. É uma autêntica escola de amor divino. As mensagens falam ao coração e o objectivo é sermos instrumentos de amor, de paz neste mundo que anseia pela paz. Também prepara-nos e leva-nos para a acção, para momentos concretos da nossa vida.

  Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu livro? O que acha mais apelativo no seu livro?

Quem tiver em busca de Paz e de sentido para a vida, sim este é um livro indicado. Ainda mais no nosso tempo!
É um livro para quem já ouviu falar de Medjugorje e não sabe bem o que é. Penso que é uma boa surpresa. Também, para aqueles que conhecem e já lá foram, dá para aprofundar as mensagens da Rainha da Paz meditando-as.
O mais apelativo do livro é o apelo do Céu a sermos “Apóstolos de amor” e que ao sê-lo ajudamo-nos a nós próprios e aos outros. Encontramos verdadeiramente um caminho que leva à Salvação.

   Qual é o seu estilo de escrita ou que tipo de mensagem gosta de passar no que escreve?

O meu estilo é informal, acessível e com linguagem simples. Para que todos compreendem.

  Qual o papel das redes sociais na vida e na divulgação da obra de um autor? E na sua?

Totalmente imprescindíveis. Ter bons contactos faz muita diferença para o conhecimento de uma obra. No digital, não estar onde as pessoas estão várias horas por dia é como não ter televisão quando todos a tinham.
Na minha vida, que sou um autor desconhecido e sem contactos no mundo literário, é igualmente de extrema importância. A partir daí desenvolvemos tudo. Em Coimbra, tive um professor de Mestrado de Gestão e Programação do Património cultural que afirmava frequentemente que “aquilo que não é comunicado, não existe”. É uma afirmação válida para tudo. Divulgar a minha obra é dar a conhecer que existe e que está disponível. É marcar presença e passar uma mensagem.

   Gosta de ler? Que tipo de leitor é que é?

Sim, bastante. A temática espiritual, histórica, cultural, científica... A leitura tem de trazer algo de novo e ser edificante.
Gosto de ler todos os dias. Nem que seja só um trecho.



Apóstolos do meu amor - A mensagem missionária de Medjugorje -; Daniel Almeida
PVP 9,00€
136 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2024

“Vivemos tempos de profundas transformações espirituais e desafios que clamam por uma resposta de fé, amor e coragem. No meio das tribulações do mundo atual, um convite celestial ecoa: ser Apóstolos do Amor nos últimos tempos. Este chamamento, nascido do coração da Rainha da Paz e iluminado pela espiritualidade profética de São Luís Maria Grignion de Montfort, é o alicerce deste livro, Apóstolos do Meu Amor.”.
In Prefácio





Livro disponível nas principais plataformas online nacionais e internacionais e na nossa loja online.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário