(10)* Ser criança é...
Ter um baldinho e uma pá, poder brincar livremente na praia, chapinhar na espuma
das ondas, procurar peixinhos, caranguejos e anémonas nos laguinhos das rochas,
imaginando histórias maravilhosas em que as personagens são esses mesmos seres
mágicos que vivem nas suas minúsculas cavernas atapetadas de algas coloridas, e ao
fim do dia construir um
CASTELINHO DE AREIA
Castelinhos de areia na praia,
Nuvens de algodão no céu;
Se não vier a maré cheia,
Belo castelo farei eu.
Bem recortadas ameias,
Profundo fosso ao redor;
As algas parecem teias,
Vou escolher de cada cor.
Conchas brancas e rosadas
Minha alta torre fortalecem;
De lá se vêem as estradas,
E os que sobem e os que descem.
Seixinhos são cavaleiros
A juntar-se ao pé do poço;
E os cavalos, muito ordeiros,
Vão chegando com o moço.
Um pouco de areia molhada,
Um montinho é a capela;
Ponte levadiça à entrada,
Com a forminha de estrela.
Muito longe está o mar,
Já a aragem nuvens varreu;
Hoje à noite poderei sonhar
Com o meu castelinho no céu.
Ana Ferreira da Silva
*Texto recebido em Maio, mas que ficou retido no servidor externo, à autora as nossas desculpas
(9) SER CRIANÇA É SONHAR NA ALEGRIA
Ser criança é sonhar com olhos abertos, é acreditar que tudo é possível e que cada dia traz consigo novas razões para sorrir. É sentir o coração leve ao correr pelos campos, inventar histórias sob uma manta de estrelas e transformar qualquer pequeno gesto num motivo de festa. Sonhar na alegria é guardar no peito a esperança pura, é dançar ao som da própria imaginação, sem medo de errar ou de cair.
Porque, para a criança, o mundo é um palco de descobertas onde cada sonho é semente de felicidade.
Sonhar na alegria é sorrir mesmo sem motivo, é encontrar magia em cada coisa simples, como uma flor no jardim ou o cheiro da chuva a cair. É acreditar, com o coração puro, que todas as pessoas podem ser amigas e que o bem vence sempre. A criança vê o mundo com olhos brilhantes, onde o futuro está cheio de aventuras e onde cada sonho é uma ponte para novos horizontes. No universo infantil, a felicidade é contagiante, cada abraço é um tesouro e cada riso ecoa como uma promessa de dias melhores.
Ser criança é sonhar na alegria de cada novo dia, viver o presente sem pressa e acreditar na magia das pequenas coisas. É saltar poças de água como se fossem oceanos, construir castelos de areia como se fossem palácios encantados e rir alto sem receios, porque a felicidade não precisa de motivo. Nos sonhos da infância, cada desafio transforma-se numa oportunidade de inventar soluções criativas e de encarar a vida de coração aberto, onde o impossível não existe e a esperança floresce a cada instante.
Joaquim Armindo
1/6/2026
(8)
Ser criança é… Cair e levantar
- “Ó mãe!
Caí!”
-
“Levanta-te Zé”
- “E não me
ajudas?”
-
“Desenrasca-te”
- “Mas
esmurrei os joelhos!”
- “Isso não
é nada filho”
- “Lá estás
tu!”
- “Pois lá
estou eu, mas quando fores adulto vais cair muitas vezes e não vais ter a mãezinha
a ajudar-te, por isso tens de aprender a levantar-te sozinho.”
- “Então já
não quero ser adulto!”
- “Lá estás
tu…”
- “É a
verdade, não quero ser como o pai, sai de manhã cedo para trabalhar e só chega
a casa à noite, muito cansado e nem comigo já quer brincar.”
- “Deixa lá
filho, comigo também não…”
- “ah, o
quê?”
- “Esquece!”
- “Não
percebi nada.”
- “Esquece,
quando fores adulto irás compreender.”
- “Lá estás
tu, já te disse que não quero ser adulto!”
- “Vá,
deixa-te de lamúrias e levanta-te por ti próprio! Vais ver que um dia me irás agradecer
por esta lição”.
E foi assim
que o Zé um dia se transformou no Zezito que na escola não deu nada e anos mais
tarde se transformou no Senhor José, que aprendeu a tirar café e ficou a trabalhar
no restaurante do Senhor Albano, que estava aberto ao fim-de-semana e durante
todo o ano.
Caiu na
rotina de ser adulto e já não tinha a mãe ao seu lado para o ajudar a levantar.
Um dia viu
um menino a cair num skate e lembrou-se da conversa que teve com a mãe. Decidiu
estudar novamente e ter o seu próprio negócio: Uma clínica de enfermagem mesmo
em frente ao parque onde os miúdos iam andar de skate.
Aníbal
Seraphim (texto e fotos)
(7)
Ser criança é...
Ana
Ferreira da Silva
(6)
Ser criança é...
Subir para o
carrossel como quem passa o portal da magia;
Instalar-se
na cadeirinha do elefante como se fosse um marajá
ou uma
princesa indiana de longas tranças negras e sari colorido;
Montar um
tigre da Malásia e ser mais valente do que o Sandokan;
Ser o melhor
surfista do mundo às costas de um tubarão domesticado;
De tiara de
flores e vestido branco de baile,
Viajar na
carruagem real ao encontro do príncipe encantado;
Galopar
livremente por verdes pradarias e desertos sufocantes;
Sentar-se
numa galinha que não dá bicadas,
Ou num
porquinho que se deixa apanhar;
Ou então,
pedir ao cisne que voe pelo Espaço ao encontro
de todos os
sonhos de todos os meninos do planeta e arredores...
E imaginar
que o carrossel mágico nunca mais há de parar!
Ana
Ferreira da Silva (texto e fotos)
(5)
SER CRIANÇA É TER BRINQUEDOS
É descobrir
um mundo de possibilidades entre bonecas, carrinhos e jogos de montar, onde
cada objeto é porta para novas aventuras. Os brinquedos são companheiros de sonhos,
ajudam a criar histórias e a explorar a imaginação sem limites, tornando os
dias mais coloridos e cheios de alegria. Ser criança é reinventar o mundo todos
os dias, encontrando alegria nos detalhes mais simples e maravilhando-se com o
que para os adultos já passou despercebido. É fazer de cada momento uma
descoberta, onde a curiosidade guia os passos e a felicidade mora em cada
sorriso espontâneo. Brincar é também aprender, crescer e partilhar, criando
memórias que ficam para sempre guardadas no coração.
Brincar com
os brinquedos não é guerra, é uma celebração da paz e da criatividade. As
brincadeiras são momentos de união, onde a imaginação transforma simples
objetos em mundos fantásticos, sem vencedores, nem vencidos, apenas alegria
partilhada e sonhos construídos juntos. É importante lembrar que ser criança é
viver a fantasia e a inocência, não o conflito. Os brinquedos da guerra não devem
fazer parte das brincadeiras, pois não contribuem para o desenvolvimento de
valores como a empatia, a solidariedade e o respeito pelo outro. Optar por
brinquedos que promovem a paz e a cooperação ajuda a criar um ambiente mais
saudável e harmonioso, onde a infância é celebrada na sua essência.
Brincar não
é competir para ver quem ganha, nem provar quem é o mais rápido ou o mais
forte. Brincar não é fazer dos brinquedos instrumentos de disputa ou de
rivalidade, mas sim criar um espaço de encontro, partilha e respeito mútuo.
Quando brincamos, aprendemos a valorizar o outro, a ouvir, a colaborar e a
transformar cada momento num abraço de alegria e criatividade.
Joaquim
Armindo
1/6/2026
(4)
Ser criança é...
Ser criança é...
... poder brincar com os
amigos
até à hora do jantar!
Ana
Ferreira da Silva (texto e ilustração)
(3)
É SER CRIANÇA
Ser criança
é ser livre de brincar
É ser capaz
de criar sem pensar
Ser criança
é ser Amália, ser João
Ser lua, ser
estrela, ser magia
Ser criança
é não conhecer o impossível
Ser futuro,
ser presente, ser imparcial
Ser criança
é voar, é sonhar
É não ter
consciência sobre os perigos
E as
complexidades deste mundo
Ser criança
é experimentar o mundo
Sem medo,
sem fome e sem guerras
Ser criança
é ter o coração leve, a alma inocente
Ser criança
é viver com alegria, curiosidade e liberdade
Ser criança
não é apenas uma idade
É ser
criança!
Ilda
Pinto Almeida
(2)
NUMA CAIXA DE CARTÃO
Ser criança é não haver
fronteiras
Ser aventureiro, ser
explorador
Ser herói, ser vilão
Ser o comandante de um
foguetão
Ser criança é voar numa
caixa de cartão
Numa viagem mágica à lua
Com a Lurdes, a cadela
fiel
Enrolada numa manta até à
garganta
E gritar, posso voar,
posso voar
Para cima e para baixo,
sem parar
Não te mexas Lurdes
estamos a passar
Ser criança é passar a
orbita a toda a velocidade
Ser emoção, ser felicidade
Ser criança é ser…é viajar
numa caixa de cartão com asas.
Ilda
Pinto Almeida
(1)
SER CRIANÇA É…
Uma semente pronta a
germinar
Uma chuva leve a fazer
sonhos florir
Um desejo de crescer e
repartir
Um horizonte de saberes a
descobrir
Uma aventura vivida de
mãos dadas
Uma cabana erguida rumo ao
amor
Uma nave lançada ao
desconhecido
Um espaço aberto à procura
de sentido
Um tempo raro para estar
contigo
Um paraquedas nos dias de
dor
Umas asas mágicas para
voar
Uma caravela pelos mares a
navegar
Um relâmpago de espanto e
fulgor
Um rio vivo correndo ao
conhecimento
Uma harpa tocando a beleza
do mundo
Uma concha guardando
segredos profundos
Um clarão capaz de a mente
despertar.
Maria
Teresa Portal