domingo, 30 de junho de 2024

Desafios de autores para autores: Julho - Postal de Férias -

 Depois de nos termos divertido tanto o ano passado, reciclamos este Desafio, bem apropriado para as férias.


Em pleno Verão e no mês do nosso aniversário, nada mais simpático de enviarmos postais das nossas férias uns aos outros...
Podem usar uma foto de férias passadas, com uma breve legenda ou comentário; podem expressar um voto de férias; falar de umas férias de sonho (já realizadas ou em projecto - sim, mesmo que seja a Marte ou à Lua); contar um episódio de férias. Usem imagens, escrevam em prosa ou em verso, a nossa caixa de correio está à vossa disposição para enviarem os vossos postais.
Recebemos os postais desde já, a distribuição, que é como quem diz, a postagem, será feita no nosso aniversário, 13 de Julho (dia que vai ser de grande actividade no blogue, fica já o convite para estarem atentos). A leitura e votação dos postais vai ocorrer até ao final de Agosto.
Os nossos leitores serão os juízes e escolherão, a partir dos vossos postais, qual o destino de férias favorito.
E como é mês de aniversário, as mãos estão mais que largas com as prendas...
Por agora ficam as imagens, depois diremos como as vamos distribuir.


Livro: Uma manhã na praia


Almofada emoticon


Livro: Na areia de uma praia qualquer

sábado, 1 de junho de 2024

Infância - Desafio de Junho

 


Este era um Desafio para ser respondido em prosa, em verso, em foto, numa frase, como entendessem. Podia ser uma memória própria, uma ficção, podia ser sobre a vossa infância ou um trabalho dirigido às crianças de hoje, a única condição é que começasse por: "Ser criança é..."
Durante todo o mês de Junho ficarão abertas as votações para o melhor trabalho.
Como habitualmente, as votações serão feitas usando a caixa de comentários (já sabem que tem moderação pelo que os comentários/votos não ficam visíveis de imediato), não há limite para o número de vezes que podem votar ou em quem votar, apenas se espera algum bom senso (e apesar de aceitarmos que no blogue as votações ficam anónimas, só validaremos os votos após recebermos por email a identificação do votante e forma de contacto, assim que lhe atribuirmos um número).
O prémio para o texto mais votado e para o comentário/voto sorteado será um livro infantil escolhido a partir de uma lista disponibilizada por nós +  1 puzzle Dani e 1 voucher com desconto de 10% em qualquer dos livros da "Colecção Petizes Felizes!". 

E encerradas as votações a vencedora é autora do texto 10, Sofia d'Almeida Oliveira. Muitos parabéns! - Brevemente receberá o nosso catálogo infantil para fazer a escolha do prémio. -
Durante a semana sortearemos um comentário para ser premiado.
E com o Número da Sorte do Totoloto de 03/07/2024, que foi o número 1, levámos a sorteio os números 1 e 11. Saiu o 11. Os nossos parabéns ao votante!
Pedimos a ambos os premiados atenção aos seus emails pois vão receber o nosso catálogo infantil, de onde poderão escolher o seu prémio.

11) Ser criança é...


A criança é um botão
Donde brota a imaginação
Do faz de conta num delírio
De felicidade e magia

É mergulhar nas expectativas
E navegar no transbordar
De ilusões de um mundo
Disposto a sonhar

Sofia d’Almeida Oliveira


10) Ser criança é...


Ser criança é poder ser sem medo de perder.
É chorar, receber um abraço carinhoso e seguir caminho.
É receber amor incondicional.
É imaginar um mundo mágico e poder partilhá-lo sem medo do ridículo.
É abraçar o absurdo.
É poder ser tudo a qualquer momento.
É querer muito alguma coisa e a seguir mudar de ideias.
É poder dizer o que se pensa.
É saber que haverá sempre apoio no caminho.
É estar confiante de que se cair haverá ajuda para se levantar.
É ser-se curiosa e experimentar.
É ficar fascinada.
É poder gritar quando se fica frustrada.
É amar para a seguir odiar.
É odiar para a seguir amar.
Quantos de nós já fomos crianças?

Sofia d'Almeida Oliveira

9) Ser criança é...




Ser criança é andar no mundo da lua
Jogar à bola toda a noite na rua
Ver muitos desenhos animados
E ver os adultos a correr para todos os lados

Que saudades de ser criança
Ter sempre presente muita esperança
Em vez de ser um adulto cansado
Viver como se estivesse num triste fado

Ai ai,,,
Como é bom sonhar
Que seria criança outra vez
Desejar o sol alcançar
E ter o mar a meus pés

Aníbal Seraphim

8) Ser criança é...


"Ser criança é ter um lápis de grafite e acreditar que, se lhe pedirmos com muito jeitinho, ele poderá colorir os nossos desenhos!"

Ana Ferreira da Silva

7) Ser criança é não ter bombas


as bombas semeiam o medo. e a morte. ainda nestes dias ouvimos isso. crianças dilaceradas. mortas. a criança não tem defesa. mas é morta. tantas vezes sacrificada. e é assim. a criança não é morte. por isso não tem bombas. nem as conhece. sabe que elas matam. sentem no seu corpo. que é pequenino. tantas vezes pensam que é brincar. é que alguns dos que sabem dão armas de madeira. sei lá de plástico também. ensinam o que dizem ser a brincar. a lidar com armas. e a disparar para matar o outro. que nem sequer é o inimigo. mas talvez um amigo. ou amiga. quando ouvem as armas. a sério. sabem que é para matar. então fogem. não querem brincar assim. receiam os adultos que lhes enviam as bombas. ou lhes ensinam a disparar. com armas de madeira. ou plástico. sei lá. mas ser criança é estudar. aprender a cultivar a criação. brincar a sério. ao esconde-esconde. ao bate marra. a dançar também. pode ser a saltar a corda. ou com os carrinhos. ou as bonecas. com os meninos e as meninas. mas todos. a criança não distingue como nós as pessoas. como nós adultos. manhosos e sofisticados. as flores não têm bombas. só as conhecem quando as matam. é como as crianças. não as querem.
preferem outras coisas menos civilizadas. para nós menos civilizadas. preferem não ter bombas. nem espingardas. preferem ser como são. correr. saltar e lanchar. tão simples como isto. não querem ser bombas. nem tiros. ir para a escola. poder ter escola. poder rir. às vezes chorar porque se magoou. mas passa. os homens ou mulheres. poderosos e poderosas. não sabem isso. as crianças sim. sabem que melhor é não ter bombas. nem tiros. já. e agora.

joaquim armindo

6) Ser criança é criança ser

ser criança é ser. um ser de identidade ontológica. mais que um tempo de vida. é um ser continuo. e continuado. somos crianças sempre. quem não é como criança não pode ser homem. nem mulher. ou melhor. quem não sabe brincar como criança não compreende o amor no mundo. brincar como uma criança é muito sério. mas é necessário saber ser criança. e saber brincar como criança. porque é sério aqueles que se dizem adultos pensam que não a sério. ser criança é compreender o outro. que não é criança. por isso a criança não adjetiva nada. para ela ser criança é um estatuto de construção. por isso brincar é muito sério. o adulto que não é como criança não entende a construção. entende a destruição. mas a criança é construção. como disse. as crianças não enfrentam guerras. a não ser que o adulto lhe ensine a enfrentar as guerras. mas isso não é brincar. é um somatório de aprendizagens de quem não sabe ser criança. para o mundo ter beleza é necessário ser criança. isso não é imitar. é ser criança. o que custa. a criança é flor no regato. o adulto não respeita a flor. arranca-a para seu belo prazer. ou pensa ser belo. mas não é. por isso ensina a quem é como criança a necessidade de não existirem crianças. não considera o belo no seu lugar. por isso arranca a flor do riacho. e consigo leva a criança. que quer brincar. mas ele não deixa. exerce um poder colonial sobre a criança. quem encarna ser como criança não tem poder. assim caminha para um cosmos feliz. e todos podem ser crianças. e brincar como crianças. ser criança é criança ser.

joaquim armindo

5) Ser criança é...


Ser criança é ter uma namoradita
como eu tive, pequenita
a minha chamava-se Luar

Certa vez, levei-a a passear
e dei-lhe um perfume de jasmim
com um laço encantador
para se lembrar sempre de mim
e desse nosso amor

também, lhe escrevi um papelito
com uma frase bem pateta
ela riu-se de tanta ânimo
que me fez sentir o maior poeta

Ilda Pinto Almeida


4) Ser criança é...


Ser criança é
brincar na terra
remexer a lama
correr descalço
trepar como hera
baloiçar a cortina
dormir na cama
contrariar o percalço
de nossa disciplina

bulir a vida
saltar o tempo
sorrir amanhã
desfazer brida
possuir mundo
em advento
da alegria a campeã
nossa atenção de cada segundo

amar em frenesim
sem preconceito
um instante em desassossego
neste outro sim
já acolá
único é o jeito
feito aconchego
no colo que há

torna sem fim
corpo nu
amanhece cedo
é mesmo assim
parte de abalada
nosso olhar és tu
frenético quedo
boxer de nossa balada

partir a taça
virar a mesa
gargalhar companheiro
e o mais que faça
chega travão
de gente tesa
isto é guerreiro
a desfiar chavão

lágrima airosa
a peregrinar
ter confiança
nisto da rosa
feito é ardor
mãe, pai, andar
vês, sou criança
sou o teu amor

Ser criança é
crescer
apontar
construir
amanhecer
disrupção
sonhar
bulir
erupção

Manuel José


3) SER CRIANÇA

Ser criança é ser feliz, não ter barreiras, saltar, brincar, tropeçar, cair e levantar. Ser criança, é sorrir com alegria, é chorar, é saber olhar o sol, as estrelas e perguntar. Quem colocou tantas luzes no céu. Ser criança, é dar os primeiros passos, com cautela, e com um sorriso rasgado caminhar, muitas vezes com medo. Ser criança é não ver obstáculos à sua frente. Ser criança, é colher belos ramos de flores, no jardim, no campo, essas belas margaridas, amarelas, que fascinam o seu olhar. Ser criança, é a beleza, a força da natureza, que envolve todo o seu ser. Como é belo ser criança, ter os braços maternos, para dar o mimo, para dar um abraço, cheio de carinho. Ser criança, é ter um coração inocente, olhar transparente. Ser criança, é ser divino, puro, tão puro como o luar.

Adosinda Ferreira Dias

2) Ser criança é...

ser criança é ser feliz.
em fadas acreditar,
querem histórias contadas,
são o mais belo tesouro,
que Deus na terra plantou
como Jesus as abraçou
não podemos abandonar
são um coração de ouro.

Ser criança é ser flor,
quer aconchego e amor
fascinadas por histórias,
sempre pedem para contar
são as mais belas flores,
no jardim a desabrochar
são promessa são vitórias
são sonhos para abraçar.
Ser criança é ser traquina
nas palavras a dizer
e desde bem pequenina,
tantas vezes inspirada
correndo aqui além,
anda sempre descalçada
ser criança é o melhor
o melhor que o mundo tem

Adosinda Ferreira Dias

1) Ser criança é...




Ser criança é ter 8 anos, saber desenhar o sistema solar com os planetas todos, conhecer a história da Laika (desconhecendo-lhe o final), ter por heróis o Super Rato, o Yuri Gagarin e a Valentina Terechkova, inventar um gás de levitação à base de terra e plantas do pinhal (cujo recipiente, uma espécie de aquário, nos esquecemos de tapar...), e acreditar que “os homens da NASA” hão-de vir buscar-me para fazer de mim uma grande astronauta do Projecto Apolo.
Ser criança nunca deveria ser não ter espaço para sonhar.

Ana Ferreira da Silva