quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Plano Nacional de Leitura: Colecção Scholarum

Com mais um ano lectivo iniciado, vamos continuar a desenvolver a Colecção Scholarum e dar oportunidade aos jovens estudantes de todo o país de, também eles, serem autores.

À laia de inspiração, ficam alguns testemunhos de escolas envolvidas neste projecto, no passado ano lectivo.


Quando vi o livro senti-me feliz e não sabia o que dizer. Está muito bonito e original. Adorei a experiência e senti-me uma verdadeira autora.
Ana Vieira – 6C




Gostei muito de ver o meu poema no livro e fiquei espantada por ter sido reconhecida como autora participante do livro "Do granito brotam flores." Adorei escrever o poema. Gostei imenso!
Beatriz Rodrigues – 5 D

Eu achei que o livro estava espantoso, espectacular. No dia 13/06/08, tivemos teste de Língua Portuguesa e, como acabei antes do tempo, a professora mostrou-me o livro. Quando vi o meu texto ilustrado, fiquei sem palavras, nem acreditei!
Daniella Cavaleiro – 5D


Quando a editora Tecto de Nuvens nos contactou, neste ano lectivo de 2007-2008, oferecendo a possibilidade de criar um livro com trabalhos dos alunos de Língua Portuguesa, agitou-se o espírito deste grupo de professores que sempre lutam pela sensibilização e pelo apelo à leitura. A ideia de um livro “a sério” e não daqueles que sempre fomos fazendo com capa de simples cartolina, com folhas atadas por cordel, entusiasmou-nos por essa possibilidade e também pelo orgulho de vermos os trabalhos dos nossos alunos divulgados, quem sabe expostos na montra de uma livraria, tomando lugar em Bibliotecas escolares públicas, fazendo parte das nossas bibliotecas pessoais e, sendo lido por quem o desejar, pois esse é a principal intenção.
Expondo a ideia aos alunos, logo o entusiasmo se revelou. Os trabalhos já realizados começaram a saltar das pastas, dos cadernos, bem como a promessa de mais. O convite aos patrocínios começou também. Estabeleceram-se vários contactos com a editora até tudo estar acertado. Registou-se o título do livro. Enviaram-se os trabalhos e ficou a ansiedade de ver o livro chegar, de tê-lo nas nossas mãos. (...)
As coordenadoras do projecto na Escola Básica 2,3 Júlio do Carvalhal, Valpaços




"A Editora/Gráfica Tecto de Nuvens apresentou um Projecto do Plano de Leitura às escolas, para publicação de um livro com trabalhos dos alunos. Aceitei o desafio e deu-me imenso prazer ver nascer e crescer este livro."
Maria Odília do Nascimento Sá Piteira, Coordenadora do livro da Escola Padre Francisco Soares, Torres Vedras



Escola padre Francisco Soares lança “Histórias e contos”
Um livro de alunos/Autores

FERNANDO MIGUEL
(fernandomiguel@badaladas.pt)
“Histórias e contos da Escola padre Francisco Soares é o título do livro que foi lançado e apresentado publicamente na noite da passada sexta-feira, dia 20, no auditório municipal de Torres Vedras, que se encontrava repleto de público para o efeito.
Coordenada por Maria Odília Piteira, a obra é de autoria de alunos do 2º ciclo daquele estabelecimento de ensino torriense, elaborada a partir de material guardado pela referida docente durante cerca de 10 anos.
O desafio foi aceite depois da editora Gráfica Tecto de Nuvens ter lançado um projecto do Plano de Leitura às escolas para a publicação de um livro com os trabalhos dos alunos.
“Este projecto só foi possível porque, ao longo de vários anos lectivos, fui guardando os textos que fazem parte deste livro e outros que foram, na sua maioria, seleccionados pelos vários grupos de trabalho das minhas turmas, «Como os melhores textos livres do mês». Estes textos proporcionaram-nos excelentes momentos de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa. Posso, mesmo, dizer que me deliciei a ouvir lê-los”, justifica Maria Odília Piteira.
Quem também assistiu ao lançamento da obra foi a vereadora da Cultura e o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, respectivamente Ana Umbelino e Carlos Miguel. A primeira autarca desejou que os textos dos alunos/autores sejam doravante lidos em voz alta e o segundo confessou estar “embevecido e maravilhado perante aquele momento mágico.”
(…)
À escritora Ana Meireles coube a tarefa de apresentar o livro, a qual aconselhou toda a gente ali presente a alimentar o gosto pela imaginação e a procurar ensinar às gerações mais novas o prazer da leitura.
“Histórias e contos da Escola padre Francisco Soares” está à venda por oito euros nas livrarias União e LivrodoDia, cujas receitas reverterão para o referido estabelecimento de ensino.
No final, alguns alunos/autores leram em voz alta os seus próprios textos para a assistência reunida no auditório municipal.

In Badaladas, de 27 de Junho de 2008

1 comentário:

  1. Eu já vi um destes livros, está o máximo! Quem me dera, nos meus tempos de estudante, ter tido a oportunidade de publicar os meus textos. Parabéns a todos! E, por favor, continuem com a iniciativa, o país precisa de quem saiba escrever...

    ResponderEliminar