terça-feira, 16 de junho de 2009

José Ceitil em Entrevista

Hoje é a vez de saber um pouco mais sobre José Ceitil, 62 anos, autor do livro Sejam Felizes!. Sendo a Felicidade um aspecto primordial na nossa vida, este é, sem dúvida, um livro capaz de envolver e cativar o leitor. Conheça mais sobre este escritor, os seus projectos e também algumas curiosidades interessantes acerca da sua vida e do seu livro.

Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?

Por acaso! Porque encontrei um personagem cuja vida merecia ser contada…e como o homem precisava de companhia, fui criando os outros personagens e assim nasceu o meu primeiro livro, Vidas Simples Pensamentos Elevados”.

Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?
Um papel importante porque a partir do momento em que descobri que o acto de escrever me ajuda a pensar melhor, já não prescindo desse “remédio”.

Sempre sonhou editar um livro?
Sinceramente, não. Não acredito na bondade da ideia preconizada pela trindade-pimba que precisa de fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro para alcançar a realização pessoal.

Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o seu livro nas mãos?
A sensação boa é ver o livro à venda em lugares como as livrarias Bulhosa, El Corte Inglés, Fábrica de Braço de Prata, etc… Para mim o livro só faz sentido se for lido pelos outros.

Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?
Actualmente estou a terminar a “história dos 90 anos do Belenenses”, acedendo a um pedido da editora Âncora.
Espero que a vontade de escrever se mantenha por muitos anos. É sinal que continuo a pensar e a reflectir melhor sobre o que me rodeia.

Fale-nos um pouco sobre o seu livro.
O livro “Sejam Felizes” é um ensaio sobre a vida tal como a fui percebendo ao longo da minha experiência. Tive muito prazer em fazê-lo e nele lanço um repto aos mais jovens para que se atrevam a mudar o mundo! Como vê, não sou muito exigente!

Existe alguma parte do livro, em particular, que goste mais. Porquê? Não existem partes de que goste menos. O livro está dividido em capítulos e todos eles são essenciais para expressar o que penso sobre as coisas, as pessoas, os relacionamentos, os valores.

Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu livro? O que acha mais apelativo no seu livro?

O livro é dedicado às minhas filhas e contém dicas que as ajudaram a ser mulheres que andam direitas e de cabeça erguida pela vida. E já agora partilho consigo um segredo: elas orgulham-se do pai…

Sejam Felizes!: 152 páginas, capa mole, Tecto de Nuvens, 2008
PVP: €10
Livro disponível na Loja Online da Tecto-de-Nuvens
Para encomendar pode, igualmente, enviar um email para: loja@tecto-de-nuvens.pt

2 comentários:

  1. aonde se compra o 90 anos de belenenses?

    ResponderEliminar
  2. O livro em questão não é da nossa chancela; mas pode contactar o autor, através do blogue dele: http://vidasimplespensamentoselevados.blogspot.com/
    Se referir a sua área de residência ele deve poder indicar-lhe as livrarias mais próximas onde pode encontrar o livro.

    ResponderEliminar