quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Bastos Vianna em entrevista


Após uma longa ausência resolvemos retomar as nossas entrevistas aos autores, nesta nova versão incluindo, também, autores que só têm publicado em obras colectivas (colectâneas).




Para retomar esta prática que deixou saudades temos Bastos Vianna, 54 anos, que no passado dia 25 lançou o seu livro “MARmúrios – Pensamentos e reflexões”, portanto um lançamento ainda bem fresquinho e com muitos motivos de interesse, comecemos pelo principal, o autor dos pensamentos e das reflexões...

     
         Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?
A escrita sempre fez parte de mim. Cedo me despertou a curiosidade pelas palavras escritas e orais e sua conjugação com Imagens Desenhadas ou Fotografadas. Assim, a escrita é uma paixão.

  Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?
Escrevo todos os dias sejam artigos ou publicações técnicas, Relatórios, seja Prosa poética, Poesia, Pensamentos, Reflexões ou Crónicas.

  Sempre sonhou publicar um livro?
Sempre escrevi muito para mim próprio. Mas, no íntimo e com o incentivo de familiares e amigos a vontade de partilhar, publicando, foi crescendo como uma onda do mar.

  Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o seu livro nas mãos?/
A sensação é a de uma meta atingida, um sonho realizado e a partida para maiores desafios.

  Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?
Sim. Estou a trabalhar em pequenos textos de crónicas para edição em 2019.

  Fale-nos um pouco sobre o seu livro.
O Livro MARmúrios, de um imenso legado imaginário, partilha a sua poesia fazendo florescer em cada um de nós um imenso universo paralelo de emoções, enriquecendo-nos, possibilitando aos leitores, a viagem ao interior das sensações. E esta expressão leva-nos não só por Portugal mas vai mais longe a terras africanas.

               O que inspirou os seu textos?
                 A mitificação de memórias Africanas de juventude.

  Existe alguma parte do livro, em particular, que goste mais. Porquê?
Tratando-se de um conjunto de textos em poesia e prosa não me é possível destacar um em particular embora cada um per si me desperte sentimentos e emoções diferentes e uns mais que outros…

  Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu livro? O que acha mais apelativo no seu livro?
A genuinidade e autenticidade. A escrita inteligível e AS EMOÇÕES QUE DESPERTA.

  Qual é o seu estilo de escrita ou que tipo de mensagem gosta de passar no que escreve?
Seja qual for a forma, o fim é sempre a partilha de emoções, vivências ou seu imaginário com base em personagens fictícias mas lugares reais.

  Qual o papel das redes sociais na vida e na divulgação da obra de um autor? E na sua?
Hoje em dia as redes sociais são importantíssimas na divulgação da obra de qualquer autor mas não são o todo nem o único. As livrarias e suas montras e estantes continuam a ser muito relevantes tal como as sessões públicas de apresentação ou a participação do autor em conferências. 

  Gosta de ler? Que tipo de leitor é que é?
            Estou sempre a ler algo, seja por necessidade profissional, seja por gosto. Pertenço aquela classe de indivíduos que leva sempre livros para as férias. Sou bastante eclético nos temas de leitura.






MARmúrios – Pensamentos e reflexões – Bastos Vianna
96 páginas, capa mole, Tecto de Nuvens, 2018
PVP 12,00€    















Disponível na nossa loja online e nas principais lojas online. Pedidos e informações também em loja@tecto-de-nuvens.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário