terça-feira, 9 de março de 2021

Prémio Narrativa (romance, novela, romance histórico, policial, ficção científica)



Aos autores,

Tínhamos por objectivo ter criado um a dois prémios literários aquando da celebração do nosso 15º aniversário (que vai acontecer a 13 de Julho de 2022). As voltas da pandemia trocaram as nossas próprias voltas, pelo que vamos agora tentar ter um a dois prémios literários para celebrar o nosso 15º aniversário, deixou, pois de ser um ponto de chegada esperamos, agora, que possa ser um ponto de partida.
Ainda assim, como forma de ensaio, gostaríamos de dar um primeiro passo já este ano, com o custeamento total ou parcial de algumas obras que se enquadrem nas categorias que vão ser prémio, a saber: narrativa e literatura infantil ou infanto/juvenil.
O objectivo deste ensaio, que visa perceber até que ponto há receptividade por parte dos autores para estes dois géneros. A escolha dos géneros literários, por seu turno, tem a ver com o preencher de lacunas tanto do nosso catálogo, quanto do mercado (para livros escritos em Português).
Podem apresentar-nos trabalhos que ainda não estejam concluídos, desde que o esqueleto principal esteja já delineado, mas têm de o fazer, mesmo que de forma informal, até 15 de Março 2021.
Aceitamos trabalhos com o mínimo de 50.000 palavras (uma novela), inéditos e escritos em português.
Terão que ser trabalhos para publicação este ano, isto é, se forem seleccionados para terem a obra completamente financiada ou mesmo só de forma parcial, têm de se comprometer a terminá-la dentro de um prazo que será estabelecido convosco.
O trabalho que for escolhido para publicação terá todos os serviços assegurados pela Tecto de Nuvens, da paginação à capa, passando pela impressão e distribuição. A Editora estabelecerá um número mínimo de exemplares sobre os quais dará ao autor uma comissão de 25% por cada livro vendido. No entanto, a cada autor será dada a possibilidade de adquirir exemplares a preço de custo, podendo desse stock fazer as margens de lucro que entenda. - Se o autor o pretender, esgotando-se o número de livros a que Editora se obriga, poderemos distribuir em nome desse autor o restante stock, sendo que nesse caso nos pagará 20% de comissão e aos livreiros pagará a comissão que cada um habitualmente cobra. - Haverá um contrato, findo o qual o autor retém os direitos de copyright pelo que poderá fazer nova edição ou reimpressões, desta vez nos nossos modelos standard, retendo assim, o grosso dos lucros.
O PVP do livro será estabelecido pela Editora.
Para os livros que não forem escolhidos como teste para este prémio, oferecemos a possibilidade de publicação a meias, sendo que a Tecto de Nuvens oferece os serviços e o autor pagará a impressão dos livros, como se fosse um "Faça Você Mesmo" total.
Estamos à vossa disposição tanto para esclarecimentos, como para sugestões.


Teresa Cunha, editora

Sem comentários:

Enviar um comentário