sexta-feira, 28 de julho de 2023

Vaidosicezinhas XIII

Por vezes as vaidosices não são pequenas, são imensas... Este é um desses casos.

Em 2022, a empresa Lacticínios do Paiva adquiriu vários exemplares do então recém publicado livro "O  Daniel e a cadelinha Azeitona", de autoria de Ilda Pinto Almeida. O destino dos livros era o continente africano onde há uma grande escassez de livros, nomeadamente em português.

Como a generosidade gera mais generosidade, a Gráfica Liberis, do Grupo Lantia, que produz a maioria das edições da Tecto de Nuvens, ofereceu cerca de 100 exemplares do livro que, não sendo exactamente defeituosos tinham pequenas variações gráficas incompatíveis com o mercado de vendas. Em princípio estes livros são abatidos, mas sabendo da generosidade da empresa portuguesa, ofereceu-se para enviar os livros para Portugal. E para que os meninos que iriam receber estes livros não ficassem privados do engraçado marcador que, depois de recortado é um osso, a Tecto de Nuvens ofereceu marcadores em mesmo número aos dos livros oferecidos pela Gráfica, tendo também custeado a parte final do transporte (das instalações da Tecto de Nuvens para as dos Lacticínios do Paiva).

Estamos todos muito vaidosos, não da nossa generosidade, mas por termos contribuído para melhorar um pouco a vida de alguém. O mérito vai todo para a direcção dos Lacticínios Paiva, o motor desta iniciativa.

E fica o exemplo de quanto a escrita e os livros podem modificar a vida de uma pessoa. Nem sempre os autores têm noção de que o acto da escrita é também um acto de generosidade e partilha...

As imagens abaixo são de Moçambique.






Foi com enorme satisfação que recebi estas lindas fotografias  e  partilho de uma das escolas contempladas com o livro “O DANIEL E A CADELINHA AZEITONA”, em Moçambique através da empresa Laticínios do Paiva. 
Posso até imaginar como desfolham o livro numa atividade de grande silêncio e entusiasmo, deixando-me cheia de vaidades. 
O meu muito obrigada à direção dos Laticínios do Paiva.

Ilda Pinto Almeida

4 comentários:

  1. Imagino a satisfação de levar alegria, ensinamento e bons hábitos a quem, por força de circunstâncias a que são alheios, nem sempre conseguem ser Criança. Parabéns para a Ilda e para as empresas que tornaram possíveis estas imagens.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo comentário expressivo e pelos votos de parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está ligeiramente fora de sítio, mas é um comentário em resposta ao da Gina Cardoso.

      Eliminar
    2. Parabéns para a autora Ilda Pinto e também para os que com o seu gesto generoso deram aos que menos têm momentos especiais de carinho e amor

      Eliminar