sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Vaidosicezinhas XIV

Estas Vaidosicezinhas são mesmo plural e estão escritas na primeira pessoa. Ilda Pinto Almeida foi fazendo pequenos relatos, e dado conta deles nas redes sociais, sobre as suas visitas a várias escolas de New Jersey onde se vai ensinado português aos descendentes das famílias que foram de Portugal para os Estados Unidos.
Fica aqui também outro excelente exemplo do mecenato empresarial, embora aqui via Academia do Bacalhau, que com a compra de centenas de exemplares permitiu que estes jovens alunos tivessem um livro adequado à sua idade e em português. Como bónus, puderam conhecer a autora que também ela, em tempos, ensinou português a crianças como estas.
Pode não parecer nada de especial, mas a verdade é que o ensino do português carece de muitos apoios, não só de materiais adequados, como de professores e locais para aprender. Não fosse o esforço de pessoas como as referidas nestes pequenos relatos e rapidamente o português deixaria de ser falado pelos descendentes dos nossos compatriotas.


 

1- Presidente da
Academia do Bacalhau de New Jersey, senhor António Fernandes (ao fundo), na Escola de Union NJ - PACA .
Tivemos a companhia de alguns alunos, a directora da escola e ainda o senhor Coordenador do ensino de português em NJ.



2- Ilda Pinto Almeida com as professoras da Escola Portuguesa de Clark e a representante da Academia do Bacalhau,  Manuela Fernandes



3- No sábado, dia 25 de março, 2023, a escritora Ilda Pinto visitou a Escola Luís de Camões em Newark, New Jersey. O objetivo de sua visita foi conversar com os alunos e divulgar a importância da aprendizagem da língua portuguesa. Esta visita fez parte de uma iniciativa patrocinada pela Academia de Bacalhau de New Jersey, entidade que há muitos anos apoia o ensino de português no estado de New Jersey.
Durante a sua visita, Ilda Pinto falou aos alunos sobre o seu livro "O Daniel e a Cadelinha Azeitona", que conta a história de um menino e do seu cão. Os alunos puderam fazer várias perguntas sobre o livro, a escritora e a inspiração por trás da história. Como um presente especial, os alunos receberam cópias autografadas do livro para levar para casa.
Além de conhecer Ilda Pinto, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer o presidente da Academia do Bacalhau de New Jersey, Sr. Tony Fernandes, e outros membros da organização. Foi uma grande emoção para os alunos, que ficaram entusiasmados por conhecer membros tão importantes da comunidade portuguesa.
A Escola Luís de Camões tem trabalhado com a comunidade para oferecer aos alunos oportunidades de aprender sobre sua herança, língua e cultura por mais de 90 anos. Aprender uma segunda língua tem muitas vantagens e prepara melhor os alunos para o futuro. Graças aos esforços da escola e de organizações como a Academia de Bacalhau de New Jersey, os alunos podem aprender português e se conectar com suas raízes.
A visita de Ilda Pinto foi um grande sucesso e ajudou a promover a importância da aprendizagem do português. Os alunos puderam aprender mais sobre a língua, a cultura e o património de Portugal e sentiram-se inspirados para continuar os seus estudos.


4- A escola Infante D. Henrique em South River foi a segunda escola contemplada com o livro " O DANIEL E A CADELINHA AZEITONA" , e posso dizer que foi uma delícia interagir com estes cinquenta alunos, do primeiro ao terceiro ciclo.
Além dos alunos conhecerem a autora , ainda tiveram a oportunidade de conhecer o presidente da Academia do Bacalhau de New Jersey, o Sr. António Fernandes.
Esta visita fez parte de uma iniciativa patrocinada pela Academia de Bacalhau de New Jersey, que veio entregar estes exemplares.
Foi de grande ânimo esta visita, pois os alunos ficaram entusiasmadíssimos por conhecer e poder falar com a autora, ao mesmo tempo que , e com o português na ponta da língua, faziam e respondiam a perguntas sobre o livro, que conta a história de um menino que tem por título "Daniel e a cadelinha Azeitona".

Quero aqui deixar os meus parabéns às professoras pelo trabalho fantástico que fazem com os alunos . Gostei imenso de conhecer o seu empenho no ensino de português.


6-Vamos escrevendo história, deixando literatura . Mais uma vez convidada e acompanhada pela Academia do Bacalhau de New Jersey, Ilda Pinto Almeida em mais uma entrega de livros “O DANIEL E A CADELINHA AZEITONA “ na escola Amadeu Correia em Elizabeth, NJ.
Uma vez mais o meu reconhecimento ao presidente da Academia senhor António Fernandes, pelo gesto singular em favor da literatura portuguesa e do conhecimento da autora da diáspora local aos mais pequenos.
É sempre muito gratificante a interação com estes alunos de língua portuguesa.
O meu agradecimento à organização pela entrega de mais estes exemplares.

1 comentário:

  1. A capacidade da Ilda Pinto para perceber o que é necessário fazer e deitar mãos à obra, é infinita!! Obrigada por tornares realidade os sonhos de muitas crianças.

    ResponderEliminar