Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

"Um dia com..." Ilda Pinto Almeida na neve

  "Um dia com..." é uma espécie de página de diário, real ou fictício, aqui cada autor pode fazer o relato de um episódio, fazer uma reflexão, colocar um pensamento, uma foto...

Estará disponível todo o ano, independentemente de outros projectos a correr aqui no Blogue. E está aberto a todos, se tiver algo que queira partilhar, pode enviar para geral@tecto-de-nuvens.pt ou tectodenuvens@hotmail.com indicando no assunto "Um dia com...". Podem enviar quantas participações quiserem.

No frio do Inverno, por vezes só apetece ficar aninhado em casa, outras vezes vem a vontade de ver como a natureza se transfigurou...

Traiçoeiro fevereiro que seja ao menos feliz para todos!
Por aqui há neve até dizer chega, é uma verdadeira comédia de erros! Não se pode sair de casa e, neste momento o meu marido está com a máquina, o Touro, à bulha com a neve congelada para abrir caminho. Mas isto não é assim tão fácil como podem pensar, há muito que se lhe diga! Depois de caminho aberto, vem o dono do carro estacionado na rua, tirar a neve com a pá, mas logo vem o camião da Câmara e atira de volta a neve que o pobre homem tirou e tapa o veículo de novo.  


O sujeito volta à carga, mas, desta vez, atirando-a para onde encontra lugar, geralmente para a entrada das casas, o que e punido pela lei. É preciso chamar à atenção o pobre homem que tem que voltar a tirar a famosa branquinha, baldeando-a para o meio da estrada, novamente, também proibido… e o ciclo repete-se todo o dia com dezenas de pessoas aqui na rua e em outras ruas e localidades. Mas lá vamos rindo com a comédia que é e gratuita.
Mais tarde acaba por vir o camião carregar a senhora, transportando-a até ao rio ou quiçá deixá-la em um big parking lot até que o sol ou a chuva a derreta, já por essa altura de vestiduras enviuvadas, e que a poluição não perdoa, o que pode acontecer lá para abril ou maio. *e**

Já cansada de ver as ruas das cidades enlutadas e de carros sujos que e difícil discernir-lhes a cor, achei que seria uma boa ideia sair da localidade, é que isto de neve cansa! Hoje apeteceu-me ver o mar, mas não o vi! Apenas vi um mar de gelo, de um aspecto extraordinário, e nesse aspecto vi as ondas apanhadas pelo gelo do ar frio das temperaturas negativas. Mas que aspeto extraordinário! Hoje tive a oportunidade de testemunhar o mar de uma forma inédita, transformado em numa vasta extensão de gelo azulado e brilhante, até pensei que os peixes poderiam usar patins em vez de nadar. As ondas aprisionadas pelo gelo criavam um espetáculo deslumbrante, era como se estivesse a assistir a um show de patinagem no gelo. Foi um encontro com um mar repleto de surpresas!

 



Em seguida, cruzei com os veados e, logo em seguida, tive a sorte de avistar uma raposa vermelha, de uma beleza rara, brilhando no meio da neve gelada, parecia que estava em um reality show de sobrevivência. Foi uma experiência verdadeiramente única, que me fez sentir como se estivesse em algures em um safari africano em tempos de mudanças climáticas, mas logo percebi que não passou de um incomum safári de água salgada, de um aspeto deslumbrante.



Foi uma tarde cheia de descobertas e maravilhas, no seio do U.S. Department of Homeland Security United States Cost Guard. A Beleza da natureza e inigualável, uma pintura que só o criador sabe pintar. Ele e fantástico!


*Grande parque de estacionamento. **A neve só fica branca por pouco tempo, assim que começa a derreter fica com um ar enlameado e sujo.

Sem comentários:

Enviar um comentário