quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Publicações On Demand - Faça você mesmo

POD – Faça você mesmo!

É designer? Paginador? Gráfico? Não é nenhuma destas coisas mas gostaria de poder dizer que fez, literalmente, todo o trabalho gráfico do seu livro?
Então, esta é a solução para si!
E como funciona?
Bom, primeiro, convém que tenha um manuscrito para publicar… Depois disso, se tem um texto corrido – poesia ou prosa – sem imagens, então é altura de meter mãos à obra.
Por apenas 5€, receba um template já com o formato do livro, tipo de letra, tamanho de letra, margens pré-definidas, etc. Receberá, igualmente, um mini - guia de paginação para que tenha presente as regras básicas a respeitar.
Quando acabar, envia-nos a sua paginação, que será convertida para o ficheiro definitivo – o que vai ser usado pela gráfica.
Vantagens? Além de dupla sensação de realização, já pode, com custos comportáveis, fazer, literalmente, um só livro.
O preço da impressão varia conforme o número de páginas e o número de exemplares; o tratamento e conversão de ficheiros, bem como a capa têm preços fixos. ISBN, Depósito Legal e entrega dos livros na Biblioteca Nacional é gratuito.
A capa pode ser da sua inteira responsabilidade, e nós só trataremos dos aspectos finais relativos à impressão; ou pode ser feita por nós.
O mesmo molde, aplica-se a outros serviços como, por exemplo, a revisão do texto; ou seja, pode assumir a totalidade do controlo da sua obra ou pode adquirir os módulos em que se sinta menos à vontade – se tudo isto lhe parece demasiado confuso, pode sempre recorrer à nossa P.O.D. mais tradicional.
Seja como for, pode sempre contactar-nos para pedir mais informações e preçários.
Então porque espera? Há livros para ser publicados!...

Para mais informações, envie um mail para informacoes@tecto-de-nuvens.pt

5 comentários:

  1. Fantástico! Estamos mesmo a ficar evoluídos. Vivi uns tempos em Londres e havia uma editora inglesa que tinha um sistema semalhante a este, o que eu achei o máximo. Estou a reunir uns textos que pretendo publicar e sou capaz, pelo menos no miolo, de experimentar as minhas capacidades gráficas.
    Depois entro em contacto.

    ResponderEliminar
  2. Se nós não quisermos a revisão, desconta no preso final? Quando se referem a POD tradicional, querem dizer mesmo o quê?

    ResponderEliminar
  3. POD tradicional é Publicação On Demand (a pedido), o autor submete o texto que quer publicar, escolhe o formato, o tipo de papel e a capa (standard ou personalizada). Neste caso, todo o trabalho é realizado pela editora, de acordo com as indicações do autor.
    Para aqueles que sabem paginar, ou sabem fazer uma ilustração para a capa, o "Faça Você Mesmo" é o sistema mais adequado pois só paga os serviços que não souber fazer, ou seja, o único serviço a pagar pode ser apenas a impressão.
    De qualquer modo, para dúvidas mais específicas o melhor é contactar-nos pelo email: informacoes@tecto-de-nuvens.pt

    ResponderEliminar
  4. O autor vai ter sempre uma espécie de "agente" para o apoiar não é?

    ResponderEliminar
  5. Voltamos a lembrar que questões específicas devem ser endereçadas para informacoes@tecto-de-nuvens.pt.
    Não sabemos exactamente o que entende por um agente, nesta modalidade o trabalho é feito pelo autor, os designers fazem só a configuração final necessária para a gráfica. Quanto aos restantes aspectos que sejam da responsabilidade do autor, os designers e editores não fazem correcções nem dão explicações sobre como fazer, limitam-se, se for o caso, a dizer o que está mal. Não são dadas mais indicações para além das que constam do Manual de Paginação.

    ResponderEliminar