segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nuno Tavares em Entrevista

Entrevistámos o Nuno Tavares, 32 anos, autor do livro Deixa que o Amor seja a tua Energia e queremos partilhar com vocês as respostas. Descubram mais sobre ele e sobre o seu livro, bem como algumas curiosidades muito interessantes!

Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?
Comecei a escrever por acaso. Fiz um estudo para a execução de um jogo de xadrez, no qual criei um enredo baseado num dos livros mais conceituados da literatura portuguesa. Disseram-me que tinha jeito para escrever e foi assim que comecei.

Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?
Infelizmente, um papel secundário. Gostaria de poder viver dos livros, mas isso é impossível em Portugal, excepto em alguns casos famosos. É algo que faço por prazer, pelo gosto de criar histórias e personagens e desenvolvê-las ao longo da acção. Mas o tempo que disponibilizo para o fazer é pouco.

Sempre sonhou editar um livro?
Desde que comecei a escrever, sim.

Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o seu livro nas mãos?
É difícil descrever. É uma sensação boa porque se torna real algo que no meu caso foi virtual durante muitos anos.

Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?
Bom, são três perguntas, por isso darei três respostas.
Para além do livro que publiquei em papel, tenho outros dois publicados na Internet em www.nunotavares.com. Livros completos tenho mais três na gaveta e projectos são muitos, actualmente estou a escrever um novo livro.
Espero publicar mais livros, mas não como edição de autor. A edição de autor é sem dúvida a mais lucrativa em percentagem, mas dificilmente me levará ao patamar que pretendo.
Sempre. Escrever para mim é um prazer imenso, mesmo que o esteja a fazer somente para mim ou para familiares e amigos.

Fale-nos um pouco sobre o seu livro.
O livro conta a história de um jogador de futebol que, após uma grave lesão, se vê afastado dos grandes palcos do desporto rei. Com um fim de carreira prematuro anunciado, ele tem de tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida, ao optar por relançar a sua carreira num clube amador, colocando em causa o grande amor da sua vida. Assim, parte para o interior do país, onde vai conhecer o lado mais pobre e menos mediático do futebol, onde a prática da modalidade é feita por amor. Vai conhecer uma aldeia humilde e a hospitalidade das suas gentes, onde os sonhos poderão não ser só para quando se está a dormir...

Existe alguma parte do livro, em particular, que goste mais. Porquê?
É difícil destacar uma parte, seria como perguntar a um pai o que gosta mais num filho, os olhos, os braços… O livro é um todo que só tem sentido de princípio ao fim.
Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu livro? O que acha mais apelativo no seu livro?
Pelas opiniões que tenho recebido, o facto de ser contado na primeira pessoa torna-o mais absorvente e leva o leitor a interiorizar-se na personagem e a sentir-se dentro da acção. A minha opinião será sempre suspeita, mas muitas pessoas leram este livro em dois dias e ele não é pequeno. Houve pessoas que não gostam de ler e leram o livro sem parar. Dizem que é guloso, começa-se e não se consegue parar. Será? Só mesmo experimentando para ter a certeza.

Deixa que o Amor seja a tua Energia: 252 páginas, capa mole, Tecto de Nuvens, 2008
PVP 15€
Livro disponível em: http://nst.nunotavares.com/reserva.html ou na Loja Online da Tecto-de-Nuvens
Para encomendar pode, igualmente, enviar um email para: loja@tecto-de-nuvens.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário