domingo, 2 de junho de 2019

Colectânea "O Nascer do Sol" - vencedor do texto favorito do público



Encerradas as votações e contados todos os votos, que muito agradecemos, temos um texto vencedor: "Arroz Americano - Belo Petisco!", de Maria Lucília Teixeira Mendes. Os nossos parabéns à autora.

Classificação final:
1º- "Arroz Americano - Belo Petisco!"
2º- "Exma. Sra. Prof. Cristina"
3º- "O Grande Ricardo perdeu o seu coelhinho branco" e "O morto que ri"

Obrigada a todos os autores pelos seus textos e pela divulgação da colectânea e muito obrigada a todos os que votaram!
Fica aqui um excerto do conto vencedor:

Arroz Americano - Belo Petisco

(...) 
A noite descia com alguma pressa. Talvez quisesse, solidária, esconder com seu negro manto o que estava para acontecer… A luz da cozinha mal dava para alumiar o cantinho onde estava o fogão. Nos seus ouvidos ecoava a voz da Religiosa que lhe tinha dito: “Hoje o jantar vai ser arroz americano. Decerto que o sabes fazer” – disse, ao olhar para ela, disposta a instruí-la sobre o modo de o cozinhar.
Um pouco confusa, por não querer confessar a sua ignorância, em vez de perguntar como se fazia, a pequena apenas perguntou: “Onde está?”.
Ora, se era arroz, devia ser feito como o fazia a avó – pensou. E, na sua mente, reviu o processo de confeção que achava certo.
Subiram as colegas para a sala de estudo, fazendo ranger a escada exterior de ferro verde. Foram as santas Irmãs para a capela, deixando para trás o roçar suave dos seus negros hábitos, sempre impecáveis, e que as faziam parecer jovens andorinhas anunciadoras de floridas primaveras. Havia quem as chamasse “Pinguins” por causa do peitilho branco, mas eu gosto mais de “andorinhas”…
Já na pequena cozinha, apertou à cintura um longo avental branco ainda com os vincos do ferro. Quase se sentiu a Irmã cozinheira… Deu, então, início à tarefa de que estava incumbida. Picou uma cebola para um tacho que lhe parecia ser suficiente para as bocas a alimentar. Pôs-lhe um pouco de azeite e um dente de alho. Nem faltou a folha de louro! Refogou o preparado muito bem, deixando apurar um pouco. Acrescentou água. Pôs o sal. Tudo parecia correr às mil maravilhas!...

(...)


Caso ainda não tenha a colectânea a tenha ficado com vontade de a ler, esta está disponível na nossa loja online e nas principais lojas online nacionais e internacionais.








Sem comentários:

Enviar um comentário