quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Jorge Barroso, autor de "A Caixinha dos Milagres", em entrevista

 

Jorge Barroso, 57 anos, traz-nos uma das estrelas desta estação, em mais um número da colecção "Petizes Felizes!", um conto de Natal, intitulado "A Caixinha dos Milagres".
Mesmo a propósito, o livro teve lançamento oficial a 13 de Novembro, Dia Mundial da Bondade. E é sobre vários valores, incluindo a bondade, que este conto infantil, deste autor natural de Borba, se debruça. 
Uma excelente prenda de Natal e uma óptima reflexão para os tempos conturbados que vivemos.
Mas mais sobre o autor e sobre este livro, na primeira pessoa, pela voz do próprio.


 Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?

Escrever tornou-se para mim um vício solitário e muito aprazível. Criar e fomentar uma história que se deseje transmitir, é um privilégio que não se concede a muita gente. Existe na escrita um tipo estranho de necessidade e conforto.

  Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?

A escrita regista o  desejo e a necessidade de comunicar e de me afirmar. Escrever é viajar sem sairmos do lugar! Permite-me criar. A mente começa a borbulhar de ideias fantásticas e isso faz de mim um ser criativo e afortunado.

  Sempre sonhou publicar um livro?

Sim! Desde muito jovem. Aliás, o 1º. livro que escrevi e mandei imprimir foi o poemário “Alma que Fala” através de um amigo que na altura era militar paraquedista em Tancos. Trabalhava na tipografia. Um único exemplar com ilustração de capa feita também por mim. Tinha 16 anos de idade. Um exemplar que guardo com especial carinho. Mas foi a partir do ano de 2002 que tudo começou.  

  Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o seu livro nas mãos?

Tal como qualquer obra minha nos diferentes géneros literários já editados: romance histórico, ficção, conto infantil e infanto-juvenil e poesia, é sempre um enorme prazer e também orgulho. Nada paga a oportunidade gratificante de partilhar esta experiência com outras pessoas.

  Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?

Escrevo compulsivamente! Para além das obras já editadas, tenho em gaveta um grande número de manuscritos em diversos géneros literários, sempre na esperança de os editar. Como tal, há muitos projectos a aguardar a luz do dia. Não consigo evitar o criar de histórias, e é este o meu desejo: dar vida a todas elas através da escrita.

 Fale-nos um pouco sobre o seu livro.

O conto “A Caixinha dos Milagres” foi escrito em Agosto do ano de 2019. Ainda estávamos completamente às cegas sobre a pandemia do Covid 19, sendo que o 1º. caso na Europa foi em Janeiro do ano de 2020. Na minha infância fui um apaixonado pelas obras de Charles Dickens, principalmente “Um cântico de Natal”, pelos contos de Hans Christian Andersen, pelos contos dos irmãos Grimm, entre tantos clássicos da literatura infantil. Gostava de ler ambientes mágicos e tradições de contos de Natal. Histórias sobre milagres, histórias repletas de luz, de fé, de amor, com finais felizes onde o Bem triunfa sobre o Mal. A vontade em escrever uma obra deste género estava constante nos meus projectos literários e assim surgiu este livrinho alegórico à época natalícia cheio de emoção a transmitir valores como a amizade, a empatia, respeito e carinho. “A Caixinha dos Milagres”.

 Existe alguma parte do livro, em particular, que goste mais. Porquê?

Modéstia à parte, mas esta pequena obra literária é muito especial. É uma história de magia, escrita com o coração para miúdos e graúdos e todo o miolo é interessante e muito delicado. Tenho a certeza que ficará para sempre na memória de quem o lê.

 Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu livro? O que acha mais apelativo no seu livro?

As razões são simples: O apego a uma pequena historia que o leitor não vai querer que o final chegue. A linguagem simples desta obra tanto para crianças como para adultos e… uma clara reflexão à posição do Homem acerca dos sentimentos. O mais apelativo no livro “A Caixinha dos Milagres” é a fé, e que acreditar transforma sentimentos em realizações.

  Qual é o seu estilo de escrita ou que tipo de mensagem gosta de passar no que escreve?

A escrita descritiva! É onde capturo todos os detalhes de uma cena, de um lugar ou personagem sobre a qual eu estou a escrever. O meu objectivo é fazer com que o leitor se sinta como estivesse “dentro” da história.

  Qual o papel das redes sociais na vida e na divulgação da obra de um autor? E na sua?

Sem duvida que a Internet é uma óptima oportunidade para divulgar livros e a carreira literária sendo um espaço aberto e de livre acesso onde os autores se aproximam do seu público. Este é sem dúvida um recurso promissor.

  Gosta de ler? Que tipo de leitor é que é?

Gosto muito de ler! Considero-me um leitor de “contemplação”. Isento-me das situações terrenas para melhor me concentrar na literatura. Procuro o isolamento, o silêncio, para melhor absorver todo o conteúdo de um belo livro.





A Caixinha dos Milagres; Jorge Barroso
90 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2022. PVP: 6€


Pode contactar o autor: jorgeorigo@gmail.com
Pode acompanhá-lo no Facebook

Alguns dos sítios onde pode adquirir o livro:



Sem comentários:

Enviar um comentário