domingo, 19 de maio de 2024

Ilda Pinto Almeida, autora dos livros "O Segredo do Carvalhal"; "Sons Poéticos" e dos contos: "Daniel..." e "Duas mulheres, duas juízas", em entrevista


Já dispensa apresentações, seja como autora, seja como artista plástica, a Ilda Pinto Almeida, que entrou em 2024 a todo o vapor e chegou ao mercado, ainda no primeiro trimestre, com três livros. Duas publicações próprias "O Segredo do Carvalhal" e "Sons Poéticos" e uma obra colectiva "Heróis e Heroínas da Bíblia - como tu-" (com dois contos: "Daniel, Sadraque, Mesaque e Adebe-Nego" e "Duas mulheres, duas juízas - Débora"). - Para além de tudo isto, continua presença habitual no Blogue, nos Desafios (o que a fez chegar uma quarta vez ao mercado, agora em Abril, como parte do volume IV dos nossos Desafios.

Resolvemos misturar tudo e pedir-lhe que fale destes livros. A gosto e conveniência dela, tanto juntou as perguntas para responder de uma só vez, como respondeu pergunta a pergunta, no final conseguiu mostrar os seus objectivos com cada um dos livros.
Ilda Pinto Almeida, de viva voz e na primeira pessoa:

Conte-nos como e porquê resolveu escrever estes livros e qual a importância que eles têm em termos de potenciais livros futuros?

Qual é a sensação que tem ao ver, agora, os seus livros nas mãos? São todos projectos amadurecidos e já com algum tempo, ao que julgo saber.

Fale-nos um pouco sobre estes estes três livros. Curiosamente, de alguma forma, a ilustração faz parte dos três. Fale-nos disso.



Sem dúvida que foi um trimestre cheio de sabor. Três livros diferentes que vou falar individualmente porque há diferenças entre eles.
Um livro é um amigo e como tal, quantos mais amigos destes, mais amizade e conhecimento irá ser distribuído. O sentimento de saber que estes livros vão sendo desfolhados por mãos que gostam de sentir o prazer do papel por entre os dedos, e que olhares irão ficar cravados nas letras que ali foram deixadas, é uma mistura de sentimentos que me ficam a saltitar na mente e que me deixam irrequieta , curiosa, mas feliz.
“SONS POÉTICOS”, tal como insinua o seu titulo, é um livro de poesia direcionado ao publico adulto, e de maneira nenhuma o poderia misturar.
Não querendo dizer que os outros dois não possam ou não sejam lidos pelos adultos, mas já iremos falar sobre isso.
Publicar um livro de poesia é trazer para o papel uma linguagem diferente, muitas vezes metafórica e talvez por isso muito do publico não se interesse por esta escrita. A poesia é uma forma diferente de expressar sentimentos e visões da vida. Este é um livro de coleções onde os poemas se encaixam ou não, mas que serve para lembrar o meu percurso literário em verso, durante um determinado período de tempo, juntando textos dispersos publicados e inéditos, premiados e participantes de concursos. Um percurso que já faz 15 anos este novembro de 2024 e que por acaso começou com poesia, na Editora- Tecto de Nuvens, com quem trabalho desde então.
O desejo de engendrar esta junção de poemas e ilustração, já, de vez em quando fervilhava no pensamento. A novidade foi trazer às estrofes ilustrações de artistas latino-americanos, que me têm acompanhado, incentivado e valorizado o meu trabalho nas artes plásticas, e foi neste compilar de textos, juntando a arte e os artistas, do meu percurso que foi concebido.
Depois, este livro tem ainda a particularidade de ser um livro sem prefácio, apenas com uma nota de autor. Arrematado com uma capa cheia de cor primaveril, feita a partir de um quadro meu, "Verso Colorido" que recentemente esteve exposto na Cidade do México e trouxe com ele um belo Certificado de Reconhecimento, passado e assinado pelo Departamento da Cultura e, foi ainda e também, distinguido com uma Honorable Mention pelo 23Rd Annual Festival of Arts by The Patron of The Arts/NY, e que ficará em exposição permanente na Galeria Patron em forma digital.
Tem sido um livro que me tem dado muito gozo dar a conhecer ao publico, tanto em Portugal como nos estados Unidos. Público que normalmente repete que, e com frequência, que não gosta muito de poesia .Daí estar a trabalhar esta exposição poética de uma forma mais de proximidade onde tem havido encontros, reencontros , histórias, socialização em verso e em prosa, palavras informais sobre literatura e nós. São apresentações, quase só em feminino, não sei exatamente o porquê, mas talvez pela cor do livro, pois há quem diga que lhes faz lembrar um convite para um chá inglês dos anos vinte😊, mas uma coisa tem acontecido; momentos recheados de letras e conversas soltas sem marcação. Palavras, muitas palavras, as mais variadas palavras, têm vindo com sentido e sentimentos.
O que tenho aprendido com estes quase quinze anos é que a apresentação de um livro é feito com gentes que se encontram e se propõem ao ato de conhecer, e não tem que ser cheio de formalidades. Tem sido uma experiência muito engraçada e enriquecedora com tanta senhora à minha volta.

Depois temos o livro “O SEGREDO DO CARVALHAL”, um livro infanto/juvenil repleto de aventura e segredos como diz o titulo. Este livro foi um projeto muito interessante. Nasceu de uma pesquisa à Região de Lafões na Internet, e foi aquando desta visita internauta que me deparei com uma página que continha uma fotografia de um inseto que me era familiar, o que não me era familiar, era o nome do inseto! Foi desta forma que percorri toda aquela página lendo e descobrindo a importância que nele havia dentro do ecossistema da região, e fiquei entusiasmadíssima com a ideia de escrever algo para os mais pequenos, sabendo eu, das grandes marotices que fazia a este escaravelho, sem conhecimento é claro.
Conhecer é educar e foi assim que me propus por mãos na escrita .

Estes dois livros foram projectos que estiveram na gaveta por algum tempo, embora por motivos diferentes um do outro.

Hoje, ver qualquer um deles no mercado é uma satisfação. Como já relatei, Sons Poéticos tem sido um gozo.
Segredos do Carvalhal é diferente, porque o público alvo são as escolas e posso dizer que me trouxe momentos gratificantes de experiências únicas e ainda de enorme aprendizagem com as crianças.
A sua apresentação foi enquadrada na programação das atividades comemorativas do Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional Das Florestas, com enfoque na população escolar. Foi um livro que chegou ao Instituto de coordenação do ensino de português para as escolas comunitárias de língua portuguesa nos Estados Unidos, às Associações e Bibliotecas públicas em NJ, NY, CT e com promessas de chegar à Califórnia. Este gesto é importante para o conhecimento da região de Lafões . É criando intercâmbios como este que a cultura se enraíza e cresce . Dar a conhecer a fauna e a flora às crianças e aos adolescentes, em forma de conto, à diáspora e etc, é expandir a cultura e criar laços. As pontes criam-se com gestos como estes.
E finalmente “ HEROIS E HEROÍNAS DA BÍBLIA”, que destaca os valores morais e sociais, e tem a curiosidade de ser composta por autoras o que me agradou bastante e, assim participar com dois contos infanto/juvenis.
Sou uma defensora deste tipo de contos recriados para a sociedade atual e tenho o sonho de vir a publicar, assim que me seja possível, um livro para os mais pequenos. Tenho um trabalho feito e na gaveta desde dois mil vinte. Em dois mil e vinte um, estes contos, foram publicados em pequenos boletins que chegaram ao Brasil e a Moçambique e distribuídos por algumas crianças e adultos nos Estados Unidos gratuitamente. Agora tenho a vontade de ver estes textos publicados em livro. Quem sabe alguém leia esta entrevista e esteja disponível para uma parceria na área da ilustração, ou então quem queira patrocinar na aquisição de exemplares.

A ilustração do primeiro livro, foi como disse uma colaboração de artistas plásticos de diferentes países da Latino América que com grande amizade e alegria disseram sim ao projeto. Já o livro infanto/juvenil é uma ilustração de empresa norte americana, o que não deixou de ser interessante pelo facto de este projeto ser em português e o ilustrador não. Os textos eram traduzidos pelo ilustrador passo a passo e depois enviava-me para que eu aprovasse o sentido do texto. Foi um trabalho a dois muito interessante e que no final fiquei muito satisfeita.
O terceiro, uma colectânea cheia de mistério do passado, mas que as suas histórias acrescentam mais valia a esta sociedade cinzenta e de valores esquecidos, conta com ilustração da Melissa de Aveiro de cujo traço gostei imenso.

Existe alguma parte do livro, ou dos livros, em particular, que goste mais. Porquê?

Todos os filhos são amados pelos progenitores! Cada um com a sua função e diferenças, mas devo dizer que me encanta informar, trazer conhecimento e especialmente ao mais pequenos.

Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler os seus livros? O que acha mais apelativo neles?

Um livro é um instrumento que nos permite voar, conhecer e educar. Um povo que não sabe ler é pobre, e o futuro fica em risco. Antes dos cravos de Abril, muitos livros eram proibidos. Recordo ver a minha mãe no meio dos campos agrícolas a retirar livros de seus bolsos, escondida por entre verdura, para se perder na leitura. Aprendi a ler e a respeitar a escrita, aprendi que as folhas escritas eram asas que me traziam liberdade intelectual. O respeito pelo autor numa sociedade é importante. A valorização da cultura é educação e riqueza, portanto eu penso que qualquer um destes livros acarta uma grande doze de aprendizagem não só para o leitor como me trouxe a mim ao pesquisar sobre os assuntos.

Os três livros, sem querer revelar demasiado, abordam questões muito sérias e muito actuais, e também abordam personagens importantes da cultura geral, embora talvez menos conhecidas ou a cair no esquecimento. – Fale-nos um pouco sobre isto e sobre qual a mensagem que quis passar.

Sim, temos “O Segredo do carvalhal” que aborda a questão do meio ambiente e das florestas. Este é um livro sobre a fauna e a flora da região de Lafões, a obra pretende dar a conhecer ao público infantil a importância do carvalhal e da vaca-loura, uma espécie de escaravelho que pode ser encontrada nas florestas locais; dando vida e importância ao Carvalho e a Vaca-loura no ecossistema. É um livro que sendo para o público mais pequeno não deixa os adultos indiferentes à sua leitura.
Já HEROIS E HEROÍNAS DA BÍBLIA , uma antologia em que participo com dois contos bíblicos, traz o beneficio deste conhecimento enorme, pois aprendermos pelo exemplo valioso, tanto por meio de exemplos positivos quanto de contos de advertência é imensurável . Mesmo na sociedade de hoje, reconhecemos o poder da história em aprender sobre a vida de nossos contemporâneos e nossos antepassados. O saber não ocupa lugar, é uma questão de cidadania e não religiosa, eu conto, por exemplo, a história de uma mulher, da antiguidade,  Débora, que foi juiz!

Todos os seus livros para os mais novos incluem animais, é intencional? Servem para passar alguma mensagem, para estar mais próxima dos seus leitores?

Gosto imenso da natureza e do conhecimento sobre ela. As árvores, os animais exalam vida e fazem parte de todo este jardim que nos envolve. A natureza está repleta de beleza, harmonia, cores e lições que nos ensinam a viver. É bom para o ser humano o afeto e o despertar para tudo aquilo que tem vida e gira ao nosso redor. Reparemos; as crianças, são o futuro e necessitam de dar valor a tudo o que tem fôlego e a tudo o que está ao alcance do um pequeno olhar. A natureza é uma bela obra de Deus; toda ela foi feita para nós num gesto de amor.

Não resisto a perguntar: como é que vai de novos projectos? (Ou de velhos projectos a aguardar vez…).

Os projetos fazem parte do meu ADN. Já dizia o meu pai que obra parada era um homem morto. Talvez eu lhe tenha herdado essa forma de pensar. Fazer planos é muito importante para se poder alcançar objetivos na vida, mas sempre devemos submeter nossos planos à vontade Deus, porque dele é o plano e o controle, eu só preciso da vontade, sem ela o sonho não se alcança. Essa é a essência da realização do projecto ou do sonho.
É verdade que tenho vários projetos a aguardar vez, e que eu quero tirar do ficheiro para o papel, antes de iniciar outros projetos. Não gosto de ver coisas “amontoadas”, gosto de fazer e pôr à vista 😊
Deus fará coisas novas!

  


  



Todos estes livros estão à venda nas principais livrarias online, nacionais e internacionais.

5 comentários:

  1. Gosto de todos os livros de está autora mas por incrível que pareça porque é um livro para crianças eu adorei ler a estória do Carvalhal ou melhor da vaca louca adorei
    Rosario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a autora não me leva a mal a inconfidência, mas eu, enquanto editora, sempre achei que o livro era para todos e não apenas para os mais novos. O que vale é que os mais velhos ainda não perderam o hábito de ler para os mais novos...
      Mas aproveitando a oportunidade, posso dizer que este livro pode ser usado como guia para quem não conhece os carvalhais de Lafões, na parte final do livro tem imensa informação sobre as espécies, sobre a história da região, sobre trilhos, actividades e também links para várias instituições culturais e de investigação.

      Eliminar
    2. Não levo nada , mas nadinha a mal , especialmente vindo da editora . Obrigada por enfatizar a informação que vem com a história no final do livro.

      Eliminar
  2. Muito Obrigada pela confidência , pois é para mim uma satisfação enorme saber que gosta de todos os meus livros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário é ainda resposta ao post da leitora Rosário.

      Eliminar