terça-feira, 29 de julho de 2025

Um dia com... Nina Pianini em "E depois do AVC?"

 "Um dia com..." é uma espécie de página de diário, real ou fictício, aqui cada autor pode fazer o relato de um episódio, fazer uma reflexão, colocar um pensamento, uma foto...

Estará disponível todo o ano, independentemente de outros projectos a correr aqui no Blogue. E está aberto a todos, se tiver algo que queira partilhar, pode enviar para geral@tecto-de-nuvens.pt ou tectodenuvens@hotmail.com indicando no assunto "Um dia com...". Podem enviar quantas participações quiserem.

Apesar de nesta Editora preferirmos que os autores se dediquem aos ABCs a verdade é que infelizmente, são já vários a ser vítimas de AVCs e de  AITs (acidentes isquémicos transitórios). De um modo geral têm-se recuperado, por vezes, a "100%", mas há todo um processo de recuperação.
É sobre ele que nos fala a nossa Nina Pianini, que tem o nada invejável título de campeã destes eventos. Mas é também uma vencedora e é nessa capacidade que nos escreve.

Nunca deixe de escrever! Force, principalmente quando se deixa de reconhecer as palavras, e vai ver que terá seus efeitos. Por experiência própria, reaprendi a escrever, fazendo cópias. Há uns anos atrás, após o primeiro AVC, confundia e trocava as sílabas das palavras e o exercício diário, da altura, ajudou-me a entrar no meu caminho. Infelizmente, os AIT´s e AVC sempre minaram meu horizonte, mas o gosto de escrever apenas por escrever ajuda a superar sempre que ocorre! Agora escrevo como hobby, nas horas vagas ou quando me apetece. Mas, esse exercício é fundamental para quem passa por isso! É importante que se perceba que é possível retroceder o que nos acontece e voltar de novo!...O ato de escrever tem sido um excelente exercício linguístico e mental, que recomendo a todos.

Posso comprovar, por mim própria, que faz mesmo, mesmo muito bem à saúde, melhor que comprimidos! Gostava de Vos passar essa mensagem, pois para além da parte da satisfação de escrever também tem a parte terapêutica que nunca se pensa o quanto é excelente! Tenho verificado também que, a minha experiência no ensino da escrita como professora no contacto com alunos de NEE*, agora me ajuda a dar pistas para mim própria e tenho trabalhado nesse sentido. Por isso, ainda insisto em escrever. Aconselho vivamente a quem passar por AVC ou episódios de AITs como algo fundamental para reacender os mecanismos do cérebro. É como carburante para ativar e restabelecer o que se julgou ter "perdido".

* Necessidades Educativas Especiais

Agradecendo imenso tudo o que a Tecto de Nuvens faz por nós todos, os que gostam de escrever, devo sublinhar o quanto é digno o Vosso papel em nos dar hipótese de dar visibilidade às nossas palavras. E isso, por vezes, é esquecido de lembrar.

PS: Sugestão de uma mente caprichosa como a minha: As editoras poderiam até começar a pensar em incluir essa "visão" para proporem pedido de apoio estatal para a edição desses livros. Porque não?...seria um serviço de apoio à Saúde!**

 

**Isto vai para lá do nosso poder enquanto editores, mas se alguém conseguir fazer algo com esta excelente sugestão, ajudaremos como nos for possível. (Tecto de Nuvens)


Sem comentários:

Enviar um comentário