quarta-feira, 20 de março de 2019

Augusto Pires da Mota em entrevista

Quando se chega aos 92 anos ainda com uma prática diária de escrita e com vários projectos em mãos e mais uns quantos em pensamento, não se perde muito tempo a explanar respostas a entrevistas que a editora acha que podem ser interessantes, por isso chegou-nos uma versão de respostas talvez demasiado sintéticas para a curiosidade dos leitores. No entanto, anos de convívio e longas reuniões (este autor entrega os livros, literalmente, manuscritos) permitem-nos o atrevimento de completar as respostas com todo o conhecimento de um autor com quem já se trabalhou em 6 livros (4 já publicados e 2 a publicar até ao Verão) e se está já a trabalhar em mais 2.

Augusto Pires da Mota que uns conhecerão dos seus tempos, já distantes, de sacerdote e pregador afamado; outros dos seus tempos de professor em 3 liceus do Porto, ou ainda da sua envolvência e participação em grupos como o do Renovamento Carismático; nasceu em Couto de Erveredo, Chaves, no já longínquo ano de 1927, mas ainda tem muito para contar. Desta vez, o ponto de partida é o livro publicado em 2017: “Vida, Essência de Deus e Elevação do Homem”.


  Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?
A ideia era poder transmitir os meus conhecimentos a várias pessoas independentemente da distância e a até do tempo. Numa palavra: evangelizar.

  Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?
Atendo ao que é o meu objectivo, tem um papel fundamental. Escrevo diariamente.

  Sempre sonhou publicar um livro?
Não só um, mas vários. Continuarei enquanto tiver frescas as minhas capacidades intelectuais.

  Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o seu livro nas mãos?
 Se é para evangelizar… Sinto-me realizado, feliz.

  Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?
Como referi antes, continuarei a escrever enquanto tiver capacidade para isso. Neste momento estou a trabalhar numa colecção intitulada “Jesus” em Abril deve ser publicado “Paixão e morte de Jesus” e logo depois a sua segunda parte: “Redenção”. Estou a trabalhar nos restantes dois volumes da colecção. Depois disso verei se ainda possa atender a outros projectos que tenho em ideia.

  Fale-nos um pouco sobre o seu livro. 
O Prefácio é elucidativo ao explicar que na sua base está o espírito de dois movimentos: Cursos de Cristandade e Renovamento Carismático.

  Existe alguma parte do livro, em particular, que goste mais. Porquê?
Todas as partes são importantes, de harmonia com os objectivos propostos. Apesar da génese cristã que enforma o livro, na verdade trata-se de um livro que pode ser considerado de auto-ajuda para qualquer um, independentemente da sua ideologia. Tenta responder a muitas das questões e ansiedades da sociedade actual e da sua relação com o divino e daí o título: “Vida, Essência de Deus e Elevação do Homem”, uma correlação inquebrável, daí a importância de todas as partes, dado o livro poder ser lido como um todo ou apenas ser lido por capítulos (não tendo de se seguir a ordem apresentada).

  Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu livro/texto? O que acha mais apelativo no seu livro/texto?
Seguindo o raciocínio da resposta anterior, trata-se de um livro de formação religiosa e humana, que a todos pode interessar.
Não pretendo o rigor científico, mas a mensagem. Aliás, a Bíblia está construída neste sentido.
.
  Qual é o seu estilo de escrita ou que tipo de mensagem gosta de passar no que escreve?
Procuro a beleza da linguagem, a poesia da vida, tudo o que eleva, dentro da verdade.
Não sou um académico, um professor, mas evangelizador, falo à inteligência e ao coração.

  Qual o papel das redes sociais na vida e na divulgação da obra de um autor? E na sua?
Não uso as redes sociais, sei que de vez em quando algum movimento ligado à Igreja refere os meus livros, como fazem alguns jornais diocesanos, mas é tudo. Não tenho tempo, disposição ou idade para isso.

  Gosta de ler? Que tipo de leitor é que é?
Leio jornais e revistas para me manter informado. Leio livros dentro da área em que escrevo. Enquanto professor aposentado ainda tenho bastante presente os clássicos da literatura que ensinei e frequentemente uso citações deles nos meus livros.






Vida, Essência de Deus e Elevação do Homem, Augusto Pires da Mota
240 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2017 (Agosto), PVP 15,00€

Mais do que uma reflexão teológica, este livro é uma obra de auto-ajuda, orientação e meditação para todos aqueles que, independentemente das suas crenças, procuram algo para elevar o espírito e alimentar a alma.




Livro disponível na nossa loja online e também nas principais livrarias online nacionais e internacionais.
Pode contactar-nos para pedidos ou informações adicionais pelos emails: loja@tecto-de-nuvens.pt e informacoes@tecto-de-nuvens.pt ou pelo 960131916
Os contactos com o autor (para comentários, convites para palestras, eventos, etc.) é feito via Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário