terça-feira, 1 de novembro de 2022

As 15 Primaveras - vencedor do texto favorito dos leitores

 




Está terminada mais uma muito renhida votação, muito obrigada a todos os que votaram.
O texto vencedor é "Lição de Vida de uma Orquídea".
À autora, Maria do Rosário Cunha, os nossos parabéns, muito em breve receberá o seu prémio.
As nossas felicitações também às autoras que se classificaram a seguir.

Resultados:

1º  Lição de Vida de uma Orquídea  - VENCEDOR (Maria do Rosário Cunha)
2º Cheguei  (Maria Lucília Teixeira Mendes)
 PRIMAVERAS  (Maria Lucília Teixeira Mendes) e À procura… (Noémia Silva Dias)


Leia (ou releia) um excerto do conto vencedor: 

"O meu nome é orquídea (mais qualquer nome complicado que eu não sei dizer, mas que também não interessa, orquídea chega!) e vivo há alguns anos num jardim de uma moradia.

Estou rodeada de lindas e variadas flores. Há também algumas árvores podadas com arte, onde os passaritos se deleitam pulando de ramo em ramo, enquanto emitem melodiosos trinados que ao entardecer me embalam e ao amanhecer me despertam.
Das flores que vivem neste jardim, vou destacar as minhas irmãs orquídeas. São um pouco mais velhas do que eu e floresceram primeiro.
Do lugar onde me encontro consigo vê-las todas. O meu passatempo favorito era acompanhar o seu crescimento, ver aparecer os primeiros gomos e esperar, com ansiedade, que eles desabrochassem para saber qual seria a sua cor.
À medida que iam crescendo e abrindo, o meu entusiasmo aumentava com a maravilha que os meus olhos viam, pois cada uma era diferente, mas todas elas muito bonitas! As suas hastes eram direitas, as flores eram grandes e as cores maravilhosas!
Certo dia apercebi-me que as minhas hastes estavam a crescer e minúsculos gomos surgiam nelas.
Que maravilhosa sensação a minha!... Também eu iria florir?...O entusiasmo e a felicidade foram tão grandes que nem me deixaram dormir durante algumas noites.
Um sem número de perguntas começou a vir à minha mente: como seriam as minhas flores? Seriam grandes como as das minhas irmãs? E qual seria a sua cor? As outras flores iriam gostar de mim?" (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário