sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Entrevista a Ilda Pinto Almeida, autora de "O Daniel e a cadelinha Azeitona"

Já é presença habitual por aqui, publica, participa nos Desafios, partilha o dia, tem vaidosicezinhas...  Desta vez vem apresentar o seu mais recente livro infantil "O Daniel e a cadelinha Azeitona", livro lançado ainda no Verão, mas com tantas solicitações só agora houve oportunidade de sentar a autora e trocar algumas impressões.
Fique, então, a saber mais sobre esta cadelinha e sobre o menino Daniel pela voz da autora:

  Está de volta aos livros infantis e com animais como protagonistas (neste caso coprotagonista). Acha que crianças e animais casam bem ou é uma forma de as ensinar, de novas, a respeitar os animais e a natureza, mostrando-lhe que há sentimentos e justificações para os comportamentos?

Bom, eu penso, tenho a certeza que ambas casam perfeitamente. As crianças cada vez mais precisam de aprender a  valorizar  e  a respeitar a natureza, o ambiente. A sua importância no dia- dia é fundamental para estimular um relacionamento socio afetivo com a natureza.

Depois lidar com os animais é  aprender a criar laços de afetividade. Estimulam à criatividade e até ao desenvolvimento linguístico de uma criança, além de outras habilidades que desta doçura entre os dois pode advir. 

As crianças adoram o mundo animal , que os enche de experiências únicas. Cada animal é uma um ensaio, pelas suas diferenças, seja no aspeto ou no comportamento. E as crianças gostam deste universo tão próprio que as leva à descoberta das diferenças. Considero ainda que esta sociabilidade com os bichinhos é vantajoso não só para os miúdos, mas  para os pais, também, na educação infantil.

 

  Fale-nos um pouco sobre o seu livro, pelo que percebo, é inspirado em pessoas e animais reais. Está correcto?

Sim, é correcto! Este livro "O Daniel e a cadelinha Azeitona” foi criado precisamente pela aprendizagem que ia obtendo ao ver o relacionamento entre a Azeitona e o Daniel, que é meu neto. Havia uma certa cumplicidade entre os dois, que nem as  maiores marotices, próprias dos dois, os afastavam. Para mim foi muito interessante ver o Daniel a copiar a cadelinha e vice-versa.  

 

  Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler (ou dar a ler) o seu livro? O que acha mais apelativo nele?

Primeiro, porque um livro é uma ferramenta importantíssima para uma criança, para o seu desenvolvimento intelectual. Assim como a importância do contacto com a natureza, e depois este livro fala dos laços de amizade da criança, tal como os possíveis leitores, e, de um animal, uma cadelinha. Tem ainda a importância pelo facto de que a cadelinha nasceu no campo e a certa altura teve que deixar  a sua vida diferente, e foi viver para a grande cidade. Este livro traz aos pequenos leitores uma realidade e uma descoberta que provavelmente não tinham imaginado, que é uma espécie de migração. A deslocação de seu ambiente para uma adaptação a outro espaço e comportamentos.

  Este livro é muito viajado, correntemente está a ser lido em 3 continentes, e em circunstâncias muito especiais. O que sente com tudo isto? E já não é o primeiro livro a andar em grandes viagens pois recentemente esteve na Ásia, não só com as artes plásticas, mas também com o seu livro sobre a Migração (na sua versão espanhola). Fale-nos um pouco sobre esta sua conquista do planeta…

É verdade! Foi uma satisfação muito grande saber que este livro foi distribuído na África pela mão da empresa Paiva Lacticínios que fez uma aquisição considerável de exemplares, distribuindo-os pelos mais necessitados. Chegou também aos Estados Unidos, onde também foi adquirido pela organização sem fins lucrativos “Academia do Bacalhau” que com o seu gesto de beneficência, que é o seu lema, distribuiu pelas escolas de língua portuguesa no Estado de Nova Jérsia.

É verdade também que muito me alegrou apresentar o livro sobre Migração na Palestina na cidade de Belém pela CM, aos falantes da língua espanhola a convite da embaixada equatoriana, o senhor embaixador Byron Suquilanda Valdiviso. Foram momentos inesquecíveis, grandes conquistas para mim.

Receber o convite para integrar a delegação das Artes do New Jersey Artist Collective é motivo de gratidão, não só para levar a minha arte, mas apresentar o livro “Las dos caras de la migración” depois de ter sido o seu lançamento feito na Universidade Buricua de Nova York , esta viagem foi a cereja em cima do bolo, e agradeço-o a Deus em primeiro lugar e a todos quantos têm contribuído para este caminho.

 

  Ilda, tem mais projectos para este género literário? Livros? Actividades?

Sim. Precisamente estou a trabalhar uma história infantil, e tenho outras prontas à espera de ilustração, em que a natureza e os bichinhos fazem parte. Este trabalho que tenho em mãos é um trabalho que já está na gaveta há três anos, e esteve à espera de apoio esse tempo todo, mas decidi que seria interessante trazê-lo para a luz do dia com a apoio ou sem apoio. Claro que não quer dizer que tenha desistido de bater à porta novamente, ou às portas, mas agora já com a ilustração, prontinho, a ser produzido. Por vezes, trabalhos destes ficarem à espera, pode passar-lhe o tempo e eu não gosto de deixar passar o tempo, pois esse tempo só passa uma vez. Quem sabe alguém possa ler esta entrevista e contactar, querendo fazer parte deste projeto interessantíssimo sobre Lafões.

Quanto às actividades, estou sempre disponível para quem desejar a minha presença.


Pode seguir a autora em: www.facebook.com/ildapinto.almeida

 


O Daniel e a cadelinha AzeitonaIlda Pinto Almeida
- Ilustrações de Fernando Silva -
44 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2022 PVP 8,99€

Este livro relata a história de uma cadelinha que vivia no campo, onde tudo era verde e o barulho que ela ouvia era suave, até ao dia em que recebe a visita dos pais do Daniel…E Daniel, o menino que cresce e aprende com a sua nova companheira de brincadeiras.




Disponível na nossa loja online e nas principais plataformas online nacionais e internacion
ais.

 

 Pode ler ou reler as outras entrevistas da autora:

https://tectonuvens.blogspot.com/2021/09/entrevista-com-ilda-pinto-almeida.html



 

 

 

 

6 comentários:

  1. Aconselho é uma história lindíssima que as crianças vão adorar será um não sugestão para presente de Natal ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura do "Daniel e a cadelinha Azeitona"

      Eliminar
  2. Um livro muito interessante para as crianças e os adultos lerem e pensarem.

    ResponderEliminar
  3. Um livro baseado na realidade, pois o Daniel é neto da autora e a azeitona é a cadelinha dele. Aconselho a leitura é um livro muito interessante, até pelas suas lindas ilustrações.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo incentivo à leitura deste livro

    ResponderEliminar