quarta-feira, 8 de março de 2023

Dia Internacional da Mulher 2023

 Neste Dia Internacional da Mulher 2023 partilhamos o texto da autora Ilda Pinto Almeida...






Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagra um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Pela História temos encontrado mulheres de destaque na luta pela igualdade como MARIA LAMAS, mulher que rompe com os tabus da sua geração, mãe cuidadora, e amiga, atenta a diferentes gerações, amante livre de preconceitos, jornalista, escritora, intelectual, activista comprometida com a democratização e com a paz. Mas, na verdade, nem sempre é lembrada ESTER*, a primeira grande mulher a lutar dentro de uma sociedade patriarcal pelo seu lugar. Órfã de pai e mãe e foi capaz de sobressair.
Ela não precisou de um feriado, mas de dignidade , perseverança e ousadia.
O mundo precisa de paz e a paz precisa de mulheres.
As mulheres são inovadoras, empreendedoras, cientistas, líderes, elas têm a capacidade de ser tudo aquilo que elas quiserem ser.
Mais uma vez comemoramos este Dia Internacional dedicado à mulher e o meu coração está inquieto pelas tantas mulheres que sofrem pelo mundo. Por aquelas que neste momento fogem das guerras, e da perseguição.
Poderia dizer-te tanta coisa, MULHER, mas não me ocorre mais nada de novo. Já se diz tanta coisa repetida por aí. Precisamos de ações justas e não de politicas inconscientes que retiram aquilo que foi conquistado até aos dias de hoje e que se sobrepõem ao que é verdadeiramente uma Mulher.
Hoje quero também lembrar a MULHER MIGRANTE, audaz, tantas vezes esquecida, heroína, que no meio das adversidades sabe conquistar um lugar de destaque na sociedade.
Que a paz seja uma constante e a alegria bata à porta de cada mulher do mundo.
O meu coração chora com aquelas que choram. Deus abençoe e proteja a roseira do jardim.
Feliz Dia para ti.
Ilda Pinto Almeida


*Rainha persa cuja história é narrada no Livro de Ester, Antigo Testamento.

2 comentários:

  1. Este texto relembra o sofrimento das Mulheres ao longo dos tempos. Também nos lembra as qualidades das Mulheres que lhes permitem serem as estrelas no céu que é o mundo. Obrigada. 🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. É sempre muito agradável ler e sentir a interação nos seus comentários

      Eliminar