terça-feira, 21 de setembro de 2021

Entrevista com Maria Saraiva de Menezes , autora de "ANAMENTIROSA" e "Inês e a Árvore Aurora"

 

 Maria Saraiva de Menezes tem vasta obra publicada, dividida por vários géneros. Contribui para a colecção "Petizes Felizes!" com dois títulos (o nº 3 e o nº 5), um mais virado para os adolescentes ("ANAMENTIROSA ...") e um infantil ("Inês e a Árvore Aurora"). Assim, numa espécie de "leve 2 pague 1", temos a autora a falar connosco sobre estes seus dois livros.

Fale-nos um pouco sobre os seus livros.

Um é para crianças, ‘Inês e a árvore Aurora’, e outro é para adolescentes, ‘Anamentirosa’. O primeiro é uma aventura de uma heroína típica investindo de coragem e dinâmica toda essa faixa etária. Inspira-se na energia das crianças e na sua vontade de fazerem coisas e de mudarem o mundo e transforma-se numa fábula moderna.
‘’Anamentirosa’ é a apologia de uma anti-heroína e, na verdade, acabamos a simpatizar com ela depois do carrossel de emoções em que embarcamos, num crescendo de conflitos. O tema da mentira é um despique moral e tentamos compreender todo aquele processo até que nos deixamos embalar por um ritmo que é criado para hipnotizar, como uma lengalenga. A história dá-nos a própria vida com todas as suas imperfeições e desafios.

Cada livro destina-se a um público ligeiramente diferente (não se excluem, contudo) mas a mensagem de cada livro é universal. Quer falar um pouco sobre isso, destacar a motivação ou um objectivo a atingir?

Os livros são para crianças e adolescentes, logo, são também para adultos. Quer isto dizer que o adulto pode seguir a linguagem e a mensagem veiculada para abordar as crianças e interagir no seu imaginário e sistema de valores. São, por isso, um veículo para a comunicação parental e escolar. Tratam de temas que são nevrálgicos na educação da criança e na reflexão com o adolescente; na primeira, a auto-confianca e o activismo; na segunda, a formação do carácter. ‘Inês e a árvore Aurora’ serve para debater as questões ambientais que tanto agitam a sociedade e a mente infantis, nos dias de hoje. Eles são o futuro e olham para estas questões de forma mais consciente do que nós o fizemos. Esta história reflecte sobre a importância da natureza mas dá armas à heroína para a defender. É um empoderamento da geração Z para a questão ambiental e os meios a usar, sendo o principal, a própria voz.
‘Anamentirosa’ pode suscitar várias questões do foro moral e ético e aposta num vocabulário que desafia o adolescente a querer cultivar-se e aprofundar as referências culturais. No entanto, tem um ritmo dinâmico e convida ao ‘non sense’, que pode ser uma forma de comunicação original com os adolescentes. A ideia é surpreendê-los e fazê-los reagir.

Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler cada um dos seus livros? O que acha mais apelativo em cada um?

Uma história é sempre aquilo que se pode fazer com ela, para além do que vem nas páginas do livro. Imagino-a sempre a ganhar vida própria ao ser contada às crianças. Por isso, Anamentirosa é interessante pelo crescendo de mentiras e asneiras que se tornam quase confrangedoras. O final é apoteótico e desconcertante. Não aconselho a cardíacos (brincadeira).
Quanto ao ‘Inês e a árvore Aurora’, é uma aventura que envolve perigo e grande tensão mas a harmonia que resulta da coragem da heroína é redentora. Penso que ambas as personagens são arrebatadoras à sua maneira. A literatura salva, é sabido. E por isso, ler é sempre uma boa razão.

Duas personagens femininas, aparentemente muito diferentes, o que é que destacaria de cada uma? E serão mesmo muito diferentes?

Bem, a personagem de ‘Anamentirosa’ é quase um delírio, não é uma heroína no sentido tradicional mas cativa-nos à sua maneira. É disruptiva e desconcertante, incarna vícios de personalidade que pretendemos sejam erradicados para uma vida vertical e irrepreensível. Pretende deixar-nos sobressaltados. Também precisamos desse desconforto que uma personagem nos proporciona para nos recentrarmos. Um adolescente saberá melhor do que ninguém fazer essas sínteses. A personagem sofre as consequências dos seus actos e da própria vida.
Quanto à Inês é uma verdadeira heroína, está focada na questão ambiental e age de acordo com um amor universal contagiante. A par disso, vive uma aventura empolgante com elementos mágicos e impressiona pelo seu papel na comunidade. Inês até conhece a linguagem das árvores e das nuvens. Penso que todas as crianças a conhecem, também. Na verdade, a linguagem das árvores, dos elementos e dos animais é a linguagem do amor. Esta é uma história sobre tudo isso. Em ambas as histórias, o papel da família e da comunidade é determinante porque como diz o provérbio africano, ‘é preciso uma aldeia para educar uma criança’.

“Inês e a Árvore Aurora” já esteve num palco. Pode falar-nos sobre essa experiência? Acha que há possibilidade de a repetir?

No âmbito das Leituras Encenadas, foi alvo dessa actividade no Teatro Nacional D. Maria II, com os actores residentes da companhia. Mas eu própria vou às escolas e bibliotecas fazer uma leitura animada das histórias. Por vezes, sou surpreendida pelos alunos e professores e são eles próprios quem me apresentam uma leitura encenada das minhas histórias. O último momento desse género até foi com o meu livro de histórias curtas para adultos, ‘História numa Garrafa’, da qual uma das histórias foi encenada pelos alunos do Estabelecimento Prisional do Montijo (adultos). Foi um momento emotivo e gratificante. Outras escolas com crianças o fizeram, em Viana do Castelo, por exemplo. É nessas alturas que sei que o meu papel se cumpriu e que a história encontrou os seus leitores.

Tem mais projectos para estes géneros literários? Livros? Actividades?

Sim, tenho sempre novas histórias a serem escritas ou velhas histórias a serem reeditadas. Durante esta pandemia concorri a 16 concursos literários, o que me obrigou a reescrever e publiquei 8 livros, o que me levou a editar. Tenho um livro infantil, contudo, que talvez esteja na linha desta colecção. É sobre a diversidade, a diferença perante um cenário de imigração e de contacto com novas culturas. ‘Miguel e o Avião de Papel’ encerra um enredo intenso e leva as crianças à experiência da estranheza de chegar a um novo país e conhecer outras raças e culturas. É um veículo contra o preconceito e um hino à diferença. Também aborda a saudade e os ciclos da vida. Penso que as crianças integram melhor as diferenças e portanto nós é que temos de aprender através do seu olhar. Esta história é o olhar infantil perante um mundo cheio de imprevistos e desconhecidos. Mas tenho vários livros infantis prontos à espera da melhor oportunidade para publicação.



"ANAMENTIROSA; MATA HARI; FRANKESTEINICA; SARAMÁGICA; KAFKIANA; HOLLYWOODESCA; STRESSADA; MELODRAMÁTICA; INSUSTENTÁVEL; CROCODILA; OVÍPARA - Uma história para adolescentes -", de Maria Saraiva de Menezes
44 páginas; Tecto de Nuvens, 2021 (Julho), PVP 5€

"Este é um conto para adolescentes, porque parece que muitos se esquecem deles na literatura. Resolvi dedicar-lhes uma história culta, como são ou querem tornar-se muitos adolescentes. (…)
Mas os adolescentes não acreditam em histórias para criancinhas. Como em tudo, eles farão dela o que quiserem, pois não há história tão boa que não se possa comer."


Inês e a Árvore Aurora; Maria Saraiva de Menezes
48 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2021 (Setembro). PVP 6€

A verdade é que sem árvores não conseguiríamos viver. Inês, a protagonista, preocupa-se com os incêndios e sente respeito e amor pela floresta. Com ela aprendemos que as árvores proporcionam oxigénio para respirarmos, sombra, madeira, habitat de pássaros e insectos, flores, frutos e belas paisagens. Esta história é uma aventura que envolve e sensibiliza para a cidadania ambiental.

Pode seguir a autora em:
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com.
https://www.facebook.com/maria.saraivademenezes,
https://www.facebook.com/Historianumagarrafa,
https://www.facebook.com/História-num-copo-dágua https://www.facebook.com/LivrosInfantoJuvenisHorasDoContoETeatro

Pode ver os outros títulos da autora em:

https://cld.pt/dl/download/28cd9bb0-d43e-472e-9c60-faff57e81635/Biografia%20e%20Bibliografia%20de%20Maria%20Saraiva%20de%20Menezes.pdf?download=true

Pode reler outra entrevista da autora em:

 https://tectonuvens.blogspot.com/2019/01/maria-saraiva-de-menezes-em-entrevista.html

Sem comentários:

Enviar um comentário