Laura Ramos foi uma das autoras cujo trabalho concorreu ao nosso Prémio de Conto Infanto/Juvenil, 2023, teria também direito à publicação do mesmo na colectânea "Heróis e Heroínas da Bíblia - Como tu", contudo já tinha dado outro destino ao conto e, muito gentilmente, acedeu a escrever um novo conto para essa colectânea: "Pedro regueifas e o sonho que muda tudo - José do Egito -".
Mantendo o que parece ser o standard de entre os nossos autores, também esta viseense, de 55 anos, tomou o gosto pela escrita ainda muito nova.
Para esta colectânea escolheu abordar um tema muito sério e muito actual tendo por inspiração a história de José do Egipto.
Mas deixemos que seja a autora a explicar como casou tão bem o antigo e o contemporâneo para transmitir a sua mensagem. Laura Ramos, de voz própria e na primeira pessoa:
Conte-nos como e porquê começou a escrever,
por paixão ou por necessidade?
Comecei a escrever aos onze ou doze anos de idade,
por paixão. Comecei pela forma em poesia.
Qual o papel que a escrita ocupa na sua
vida?
Continuo a escrever porque realmente a escrita tornou-se
uma paixão, mas trata-se de um hobbie e não um modo de vida.
Sempre sonhou publicar um livro? /Publicar
um texto num livro?
Não. Durante muito tempo,
escrevia porque tinha o impulso de escrever, sem qualquer objetivo específico,
mas apenas fazer uma atividade que me encantava.
Só muito mais tarde, ocorreu-me a ideia de transformar uma história num livro.
Qual é a
sensação que tem ao ver, agora, o livro nas mãos?
É sempre uma grande satisfação sentir que uma
história teve força suficiente para se transformar num livro e ver a obra
acabada com uma forma concreta e a capa torna-se realmente importante para a
identificação da história e o seu simbolismo.
Tem algum
projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?
Só muito mais tarde, ocorreu-me a ideia de transformar uma história num livro.
Sim. Tenho em vista a publicação de novo livro. Quem gosta muito de escrever, acaba sempre a tropeçar numa história nova.
Em todo o caso, não faço grandes projetos, pois só escrevo aquilo que realmente me apetece e quando me é possível, sem me obrigar a ter qualquer ritmo de publicações, designadamente por não viver da escrita.
Escrevo quando me parece ter uma inspiração que merece descer ao papel e que seria imperfeito não lhe dar voz.
O conto que escrevi trata da questão do bullying e retira esperança de um texto bíblico porque a Bíblia tem histórias de vida inspiradoras e que dão ensinamentos. Tentei dar corpo a uma história que retrata uma situação de que hoje se fala muito e que atinge crianças e jovens, mas sempre com referência ao episódio bíblico de José que não se deixou abater pelos tratos perversos que recebeu dos próprios irmãos e acabou por beneficiar a longo prazo de um contexto inicialmente negativo.
Torna-se difícil ter uma visão objetiva sobre aquilo que escrevo, nomeadamente por ser difícil ter o necessário distanciamento, mas posso dizer que algumas passagens são particularmente inspiradas.
Normalmente, há sempre um pano de fundo espiritual ou de análise da vida e das pessoas. Há sempre alguma personagem mais dada aos mistérios ou à religião. Outras vezes, como já aconteceu, escrevo para tentar perceber o mundo como ele se apresenta ou como ele pode ser visto.
Eu tenho presença no Facebook, Tiktok e Instagram, além de um site, mas nem sempre disponho de tempo livre para alimentar a devida publicidade aos meus livros.
Prefiro livros sobre personalidades históricas, biográficos ou romanceados – gosto muito de romances históricos - ou mesmo que sejam documentos/estudos sobre períodos da História ou personalidades históricas.
Heróis e Heroínas da Bíblia – Como tu… - Contos – Várias autoras
PVP: 13,00€
192 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2024
Desde sempre que os feitos dos heróis e heroínas foram divulgados, contados e recontados; celebrados, perpetuados sob inúmeras formas (…) O nosso propósito é fazer algum paralelo entre as situações vividas pelas personagens bíblicas e aquela que pode ser a vida de “personagens contemporâneas”;(…) os contos foram enriquecidos com as ilustrações da Melissa de Aveiro.
Livro disponível nas principais plataformas nacionais e internacionais e na nossa loja online.
Pode encomendar enviando email para loja@tecto-de-nuvens.pt
Adorei a entrevista! Votos de muito sucesso!
ResponderEliminar