terça-feira, 16 de abril de 2024

Cynthia Leite da Silva, autora de "A Detetive Carlota", em entrevista

 

 Cynthia Leite da Silva é Mestre em Criminologia e trabalha como técnica de prevenção de violência. Foi uma das autoras cujo trabalho concorreu ao nosso Prémio de Conto Infanto/Juvenil, 2023, e teve direito à publicação do mesmo na colectânea "Contos Contados e Encantados". Participou, igualmente, na nossa colectânea do Natal 2023 "Memórias de Natal".
A sua formação académica e a sua profissão dão-lhe uma boa perspectiva da necessidade de incutir bons valores às nossas crianças para que cresçam naturalmente com um espírito de aceitação e de solidariedade e empatia, que permitem não só uma melhor convivência, mas evitarão muitas situações de conflito e violência.
Mas deixemos que seja esta talentosa escritora, de 28 anos, a falar da sua escrita, de voz própria e na primeira pessoa...

Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?

Escrevo desde criança. De uma forma mais ou menos “séria”, sempre gostei muito de escrever. Em situações e grupos onde era preciso escrever um texto, pediam-me a mim. Depois, o exercício das minhas funções como técnica de projetos de prevenção da violência, onde convivo com crianças e jovens, exige a criação de atividades, onde as histórias ocupam um papel principal. Foi assim que percebi que deveria continuar a escrever, materializando e dando “vida” às histórias que muitas vezes criei.

 Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?

É algo que me preenche. É um complemento à minha vida profissional e pessoal.

 Sempre sonhou publicar um livro? /Publicar um texto num livro?

Diria que sim. É um desejo antigo, que foi ganhando mais força e evoluindo para pequeno sonho. Desde que comecei a trabalhar mais de perto com este público, senti a necessidade de escrever mais. O meu foco não são as narrativas habituais. Interessa-me passar uma mensagem social em cada história que escrevo. O meu lema é escrever sobre temas importantes e atuais, onde para muitas pessoas faltam as palavras certas.
E quero que as minhas histórias cheguem ao maior número de pessoas possível.

 Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o livro nas mãos?

É uma sensação muito boa. De alegria e de orgulho. É mais uma pequena conquista e a certeza de que o caminho também pode ser por aqui. Agora, é só continuar.

 Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?

Tenho pelo menos mais duas histórias na gaveta e que gostaria muito de publicar.
Continuo a sentir esse desejo e a essa necessidade. Nem todos os dias são de inspiração, mas garantidamente não quero ficar por aqui. Afinal, ainda há muitos temas por explorar!

 Fale-nos um pouco sobre o(s) seu(s) texto(s)

A história “O Natal memorável da Leonor” fala de empatia, de solidariedade, de generosidade e da partilha. Não usando necessariamente estas palavras no texto, é esta a mensagem principal que quero passar. Pequenos gestos, grandes consequências. 
No caso de “A detetive Carlota”, o foco é a diversidade. Aprendermos a olhar a diversidade como algo natural e positivo. Não temos de a recear, nem julgar. Afinal, somos todos diferentes e que bom que assim é!
Acima de tudo, acredito que as duas histórias podem conduzir a conversas reflexivas entre as famílias e em contextos educativos. Para as famílias e pessoas da comunidade escolar que perguntam como podem explicar de forma simples o que é a ‘diversidade’, o que é a ‘individualidade’, o que é a ‘escuta ativa’, apresento-vos “A Detetive Carlota”; sobre a ‘generosidade’, a ‘partilha’ e a ‘compreensão’, acredito que “O Natal memorável da Leonor” pode ser uma bonita lição para ler e ouvir.

 Existe alguma parte do texto, em particular, que goste mais. Porquê?

No “Natal memorável da Leonor” não consigo escolher uma parte específica. Gosto particularmente da cumplicidade da Leonor com o avô e acho muito importante que o significado da partilha e solidariedade se materialize no final da história. Na “Detetive Carlota” destaco uma das minhas partes preferidas “A Carlota percebeu que temos de pensar muito bem naquilo que dizemos, que temos de dar tempo e espaço para conhecermos as pessoas e que todas as pessoas têm algo especial que merece ser
elogiado”. Gosto que a história trabalhe o tema da diversidade de uma forma simples e lúdica, com uma história capaz “de tocar o coração” de qualquer pessoa. Fala da singularidade e individualidade de cada pessoa, do poder das palavras, da escuta ativa e da compreensão.

 Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu texto? O que acha mais apelativo no seu texto?

Pelos temas e mensagens que são transmitidos. É possível, de uma forma simples e pedagógica, abordar temas atuais e extremamente relevantes. É isso que me move em cada história que escrevo. É a pensar também na educação e no desenvolvimento integral e saudável das crianças e jovens. Aquilo que mais podemos desejar é que as crianças e jovens da nossa vida cresçam realizadas e felizes.
A minha perspetiva é que estas histórias devem ser lidas o mais cedo possível, cultivando a nossa mente, educando-nos para educarmos e plantando as sementes da inclusão e do respeito.

 Qual é o seu estilo de escrita ou que tipo de mensagem gosta de passar no que escreve?

Fui respondendo a esta questão nas respostas anteriores. Procuro escrever sobre todos os temas que eu considero de grande importância abordar e onde sinto que ainda não existem grandes ofertas. Por exemplo, ler com crianças sobre diversidade.
Existem assim tantas opções no mercado? Diria que não, infelizmente.

 Qual o papel das redes sociais na vida e na divulgação da obra de um autor? E na sua?

As redes sociais têm um papel fundamental. A evolução das tecnologias acaba por implicar que uma parte da divulgação do nosso trabalho seja feita através destes meios. Podemos chegar a mais pessoas e assim concretizar os nossos objetivos de sermos “lidos” por mais gente.

 Gosta de ler? Que tipo de leitor é que é?

Gosto muito de livros históricos, dos que fazem mesmo “viajar no tempo”. Também adoro livros infantis, sobretudo de me inspirar em histórias que me acrescentam.

 

Contos Contados e Encantados – Contos Infantis -Vários autores

PVP: 12,00€
178 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2023

Jovem leitor, esta prenda é para ti, 6 bonitas histórias para leres e releres ao longo da tua vida.(…) E que sonhes, sempre! Sonha um mundo bom, com gente que se ama, se respeita e se ajuda e estarás mais perto de o tornar realidade.
E que estes Contos sejam muitas vezes Contados e sejam sempre Encantados.


Livro disponível nas principais plataformas nacionais e internacionais e na nossa loja online.

Pode encomendar enviando email para loja@tecto-de-nuvens.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário