quinta-feira, 11 de abril de 2024

Marta Graça, autora do conto "O Tesouro da Bisavó Beatriz", em entrevista

  Actualmente com 25 anos, Marta Graça foi talvez a mais jovem participante do Prémio de Conto Infanto/Juvenil Tecto de Nuvens, um prémio que acontece a cada 2 anos e que teve a sua primeira edição em 2023. Como as participações eram anónimas, isto é, o júri não teve acesso à identidade dos autores, essa juventude passou despercebida, porque se a autora é jovem a escrita é bem madura, clássica mesmo.
O seu conto, bem sadio e cheio de importantes valores, foi um tesouro apreciado pelos leitores e como tal foi o mais votado como favorito dos mesmos quando foi publicado, juntamente com outras participações do Prémio, na colectânea "Contos Contados e Encantados...".
Mas deixemos que seja esta jovem talentosa a dar-nos mais pistas sobre o tesouro que é a sua capacidade de escrever. Marta Graça, de viva voz e na primeira pessoa:

Conte-nos como e porquê começou a escrever, por paixão ou por necessidade?

A escrita representa uma paixão na minha vida. Desde adolescente que sempre gostei muito de fazer composições nas aulas de Português e um dia surgiu a ideia de escrever um texto meu. Algo sem regras, nem temas pré-definidos. Algo que me permitisse apenas dar asas à minha criatividade e desfrutar dos encantos da escrita.

 Qual o papel que a escrita ocupa na sua vida?

Sempre gostei de me manter ocupada, e a escrita é sem dúvida um excelente passatempo. Permite-nos sonhar, sair da rotina e viajar para um mundo fantástico, onde vivemos aventuras e experiências incríveis. É isso que me apaixona na escrita.

 Sempre sonhou publicar um livro? /Publicar um texto num livro?

Penso que qualquer pessoa que escreve uma obra tem o sonho de a ver publicada. Sempre tive vontade de partilhar o meu texto com outras pessoas e às vezes dava por mim a imaginar o que iriam sentir ao lerem a minha obra. O meu texto é algo tão especial para mim, que a ideia de poder alegrar a vida de alguém ao partilhá-lo é algo maravilhoso.

 O que significa para si ter o texto favorito dos leitores?

O 1º lugar no texto favorito dos leitores foi sem dúvida a maior recompensa que poderia ter tido ao publicar o meu texto. Foi ainda mais significativo por ter sido a minha primeira obra publicada. É para mim um motivo de grande orgulho e um incentivo para continuar a escrever. Não existe melhor sensação do que saber que as pessoas ficaram felizes ao ler algo que escrevi com tanta dedicação.

 Qual é a sensação que tem ao ver, agora, o livro nas mãos?

Ver o meu texto impresso no livro é uma sensação de completa realização. É sem dúvida um motivo de orgulho e um sonho tornado realidade. Não posso deixar de expressar o meu enorme agradecimento à editora Tecto de Nuvens por me ter proporcionado esta oportunidade inesquecível.


 Tem algum projecto a ser desenvolvido, actualmente? Pensa publicar mais algum livro? Continua a sentir vontade de escrever?

De momento não me encontro a desenvolver nenhum projeto, mas certamente que irei continuar a escrever, e não ponho de lado a hipótese de voltar a ter um texto publicado.

 Fale-nos um pouco sobre o(s) seu(s) texto(s)

O meu texto fala de dois irmãos que vivem uma emocionante aventura em busca do Tesouro da Bisavó Beatriz. Tesouro esse que os obriga a percorrer uma divertida jornada por quatro pontos chave, onde, em cada um deles, aprendem uma pequena lição de vida. E no final percebem que o tesouro mais importante é a entreajuda e a amizade que os une.
Este texto é uma junção de tudo aquilo que gosto e aquilo em que acredito, com uma grande inspiração na minha própria infância.

 Existe alguma parte do texto, em particular, que goste mais. Porquê?

Não consigo escolher apenas uma parte favorita, uma vez que tanto o início como o fim da história são de extrema importância. A parte inicial do texto com a descoberta do mapa do tesouro é o que nos prende a atenção e nos dá vontade de embarcar nesta aventura com as personagens. Já o final do conto é o seu clímax. É aqui que se percebe a mensagem que o texto quer passar, quando os meninos percebem que não existe tesouro nenhum no mundo mais importante que a amizade.

 Indique as razões pelas quais aconselharia as pessoas a ler o seu texto? O que acha mais apelativo no seu texto?

Penso que o meu texto é ideal para quem gosta de aventura e diversão. A busca pelo Tesouro da Bisavó Beatriz é sem dúvida o que prende a atenção e dá vontade de continuar a ler. No entanto, toda a envolvente da história é, no meu entender, bastante apelativa. Desde as personagens, cenários e mensagens passadas, a história no seu todo é uma verdadeira viagem por um mundo alegre e cheio de aventura.

Qual é o seu estilo de escrita ou que tipo de mensagem gosta de passar no que escreve?

Uma vez que não tenho muitos textos escritos, não posso dizer que tenho um estilo de escrita definido. No entanto, gosto de histórias alegres, cheias de aventuras e mistérios, que passem mensagens de amizade, coragem e entreajuda.

 Qual o papel das redes sociais na vida e na divulgação da obra de um autor? E na sua?

Não sou uma pessoa muito ligada a redes sociais. No entanto, reconheço que são um meio de comunicação com o público, e nesse sentido têm um papel importante na divulgação de obras.

Gosta de ler? Que tipo de leitor é que é?

Tal como escrever, ler faz-nos viajar. Um livro é como um objeto mágico que nos permite sair da rotina e vivenciar experiências maravilhosas.
Em criança li imensos livros de aventuras e mistérios, que sem dúvida foram uma grande inspiração para escrever o texto O Tesouro da Bisavó Beatriz. Penso que os livros infanto/juvenis têm um papel extremamente importante na nossa formação como pessoas, porque passam mensagens que guardamos para a vida.
Atualmente continuo a gostar imenso de ler. Para mim, qualquer livro que seja capaz de me fazer sonhar é sem dúvida um verdadeiro tesouro.

 


Contos Contados e Encantados – Contos Infantis -Vários autores

PVP: 12,00€
178 páginas, capa mole; Tecto de Nuvens, 2023

Jovem leitor, esta prenda é para ti, 6 bonitas histórias para leres e releres ao longo da tua vida.(…) E que sonhes, sempre! Sonha um mundo bom, com gente que se ama, se respeita e se ajuda e estarás mais perto de o tornar realidade.
E que estes Contos sejam muitas vezes Contados e sejam sempre Encantados.


Livro disponível nas principais plataformas nacionais e internacionais e na nossa loja online.

Pode encomendar enviando email para loja@tecto-de-nuvens.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário