sábado, 25 de junho de 2022

Vaidosicezinhas XI

Pelo 10 de Junho referimos o trabalho de Ilda Pinto Almeida focado na questão da Migração, e que juntou num só volume textos de dois livros seus "Quando o sol deixa de brilhar" e "Ouro Azul" e ainda um conto que também tinha sido publicado na colectânea "A história que eu queria contar". Este volume publicado pela Tecto de Nuvens em 2021, sob o título "Os dois lados da Migração", teve no final de 2021 uma tradução para espanhol e foi publicado nos Estados Unidos pela IPA Books, com o título Las dos caras de la Migración ; e agora em Junho, como referido, essa versão em espanhol foi também publicada pela Tecto de Nuvens.
Esta vaidosicezinha é uma sequência lógica da postagem de 10 de Junho.
Como muitos saberão, as comunidades portuguesas residentes nos Estados Unidos festejam grandemente o 10 de Junho (com actividades que começam no início do mês de Junho e se vão prolongando).
Desta vez, o Governo português fez-se representar pelo ministro João Gomes Cravinho, que ficou a saber que a Migração tem dois lados...




No dia 7 de Junho o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho (esquerda) em visita à comunidade luso-americana de Newark , acompanhado pelo cônsul-geral de Portugal em New Jersey Dr. Pedro Monteiro (direita), e ao meio três figuras das artes e literatura portuguesa em New Jersey: Fernando Silva, Ilda Pinto Almeida e João Martins.
Em sua mão, o senhor ministro segura um exemplar " Os dois lados da Migração" que recebeu e, de seguida desfolhou com grande entusiasmo, dando os parabéns à autora.

Dias mais tarde, em Manhattan, na Boricua College, uma instituição de ensino superior privada, projectada especificamente para atender as necessidades de Porto Rico, tendo sido a primeira Universidade privada latino-hispânica nos Estados Unidos.
Esta prestigiada instituição, e referência na comunidade latino-americana, convidou Ilda Pinto Almeida para apresentar o seu livro, na versão espanhola, e falar das suas experiências de Migração. Ana Lorena Siria de Lara, autora da "Apresentação" do livro esteve também presente e foi uma das oradoras. O próprio Reitor, "Dean" Moises Pereyra, esteve presente e foi o grande animador da sessão, que mereceu o interesse da imprensa.

Nas palavras de Ilda Pinto Almeida:

Foi um salão cheio e uma honra estar neste lugar com todos todo o público.
Sou grata a Deus por toda essa festa maravilhosa que me foi proporcionada . Quero agradecer ao Sr. Dean Moises Pereyra da Universidade de Buricua pela incrível recepção e pelo maravilhoso diálogo com o público presente. Meus agradecimentos à diretora do evento Maricela Martinez pela oportunidade que me foi dada de poder compartilhar o meu trabalho com a comunidade latina. E também ao NJ Arts Collective, Maestro Amado Mora e à Licenciada Ana Lorena Siria de Lara ex consul ex presidenta del Grupo de Consules para Latinoamérica GLACO pelo seu apoio.


Ilda P. Almeida e Amado Mora, director do New Jersey Artes Collectivo 

Momento da intervenção do Dean Moises Pereyra

Ilda Pinto Almeida e o Reitor Moises Pereyra

Ilda P. Almeida e algumas figuras de relevo na comunidade latino-americana, incluindo (última à direita) Ana Lorena Siria de Lara


1 comentário:

  1. Mais um reconhecimento mais que merecido! Muitos parabéns e muito orgulho pelo trabalho apresentado. Informação sobre a migração que todos devíamos conhecer. Obrigada!

    ResponderEliminar